» Sociedade

Em União, HRM completa quatro anos com 274 mil atendimentos e inovações em saúde

Unidade se destaca como referência em urgência e emergência, promovendo iniciativas que melhoram a qualidade de vida da população

Hospital Regional da Mata - Fotos: Carla Cleto/Ascom Sesau

O Hospital Regional da Mata (HRM), situado em União dos Palmares, celebra seu quarto aniversário com a marca de 274.076 atendimentos desde sua inauguração, em 5 de outubro de 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o hospital se destaca como um importante centro de urgência e emergência, oferecendo classificação de risco e atendendo demandas espontâneas.

Dos atendimentos realizados, destacam-se 9 mil cirurgias, 18 mil internações e mais de 2.580 partos, além de mais de um milhão de exames realizados no Centro de Referência da unidade. A diretora geral do HRM, Geane Vergeth, ressaltou que a unidade não apenas ampliou seus serviços, mas também inaugurou recentemente uma Sala de Apoio à Amamentação. Esse espaço permite que mães em período de amamentação tenham conforto e privacidade para esvaziar as mamas, além de armazenar o leite materno em frascos esterilizados para levar para casa.

“Além disso, implementamos a Sala de Planejamento Reprodutivo e os Programas Bate Coração e AVC Dá Sinais. Essas iniciativas inovadoras visam cuidar da saúde da mulher e tratar condições críticas, como infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explicou Geane.

O HRM atende mais de 265 mil habitantes da III Região de Saúde, abrangendo não apenas a população de União dos Palmares, mas também os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que os quatro anos do HRM evidenciam a evolução na assistência à saúde em Alagoas. “Alagoas vive uma revolução na saúde nos últimos anos e, o Hospital Regional da Mata é a prova inconteste deste novo momento”, afirmou.

*Com informações da Assessoria