» Sociedade

Criança é diagnosticada com meningite bacteriana em cidade da Zona da Mata de Alagoas

Paciente de nove anos foi transferida para hospital em Maceió; Secretaria de Saúde adotou medidas preventivas para evitar novos casos

Secretaria Municipal de Saúde de Capela - Fotos: Reprodução/Facebook

Uma menina de nove anos foi diagnosticada com meningite bacteriana no município de Capela, na Zona da Mata de Alagoas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23/10) pela secretária Municipal de saúde, Lícia Melro. Segundo ela, o estado de saúde da criança é estável, e a paciente segue em tratamento e recuperação.

De acordo com a titular da pasta, a menina foi transferida para um hospital em Maceió no último fim de semana. Ela foi atendida pela primeira vez na última sexta (18), quando foi identificada a necessidade de cuidados especializados devido à gravidade da meningite bacteriana, uma forma severa da doença que exige atenção imediata.

Para conter a propagação da doença, o município de Capela adotou, desde o domingo (20), medidas de quimioprofilaxia. O procedimento preventivo envolve o uso de medicamentos para proteger pessoas que tiveram contato próximo com o caso confirmado, reduzindo os riscos de infecção.

"Gostaríamos de tranquilizar a população capelense. Neste momento, não há motivo de pânico nem qualquer alarme. Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde", informou Edvaldo Marques, subsecretário da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas registrou 15 casos confirmados de meningite até a primeira semana de outubro. Desses, 12 foram identificados como do tipo B, enquanto três não tiveram a cepa determinada. A maior parte dos casos ocorreu na capital, Maceió, com registros também em Satuba, Jequiá da Praia e Flexeiras.