» Política

André Castro fala sobre o discurso de "forasteiro" e destaca trabalho como chave para vitória

Prefeito eleito de Santana do Mundaú afirmou que trabalho e vínculo com a cidade superaram críticas da oposição durante a campanha

Prefeito eleito de Santana do Mundaú, André Castro - Fotos: Reprodução

Durante entrevista no "Conversa de Alagoano", o prefeito eleito de Santana do Mundaú, André Castro (MDB), comentou sobre o discurso de "forasteiro", que foi usado pela oposição como uma estratégia para gerar instabilidade durante a campanha. A tática, que também foi utilizada na eleição do atual prefeito Arthur Freitas (MDB), acabou tendo um efeito contrário em ambos os casos.

André reconheceu que, no início do mandato, o rótulo de "forasteiro" teve peso, já que tanto ele quanto o prefeito Arthur precisavam conquistar a confiança da população. No entanto, para ele, a questão foi superada com o tempo. “[...] Hoje a população prega mais trabalho, porque essa questão do forasteiro, se o forasteiro fosse um entrave, eu não poderia nem ser candidato perante a lei”, afirmou.

Ele enfatizou sua relação com a cidade, destacando que mora em Mundaú, tem rotina estabelecida no município, além de amizades e laços afetivos criados. "Até num dos eventos, ao fazer uma visita em uma casa, uma senhora tocou nesse assunto, dizendo: 'André, deixa pra lá essa questão de forasteiro, porque filho não é só quem nasce da barriga da mãe. A gente lhe adotou como filho. Mundaú lhe adotou como filho. Então, você não é forasteiro. Você é um filho de Mundaú, adotado'", contou.

O prefeito eleito também fez uma crítica à campanha adversária, mencionando que a oposição, embora tenha tentado explorar a ideia de que ele era um forasteiro, não teve o mesmo vínculo com a população. "Então, às vezes, um filho adotado recebe mais carinho do que um que nasce aqui. Eu acho que essa campanha provou que o adotado recebeu mais carinho do que aquele que diz, na verdade, nasceu aqui, mas que não tem nenhuma simpatia, não tem nenhuma sintonia com a população e só propagou fake news durante toda a campanha", concluiu André, ressaltando que a avaliação da população é o maior juízo de valor.