» Sociedade

17 pessoas morrem em grave acidente com ônibus na Serra da Barriga

Veículo levava moradores de União dos Palmares para evento no local; governador e prefeito decretam luto oficial de três dias

Ribanceira - Fotos: Ascom CBM / Montagem O Alagoano

Um grave acidente deixou, até o momento, um saldo de 17 mortos e vários feridos na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na tarde deste domingo (24). Um ônibus com moradores do município estava a caminho do evento Por do Sol na Serra, quando caiu em uma ribanceira com mais de 20 metros.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 16 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra – uma paciente gestante - deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 29 pessoas foram atendidas no Hospital Regional da Mata (HRM) para receberem os primeiros atendimentos. Também foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI para adultos, um pedido da equipe médica que atende no local. O secretário Estadual de Saúde, Gustavo Pontes, foi a União dos Palmares prestar assistência às vítimas.

O acidente


O veículo, que era utilizado como transporte escolar, estava próximo da parte plana da Serra da Barriga quando, aparentemente, perdeu força e desceu de ré. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado para a ocorrência, nela foram empregadas viaturas com 29 militares e o helicóptero dos bombeiros.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, decretou luto oficial de três dias “em manifestação de pesar pela grande tragédia ocorrida na Serra da Barriga, neste município, em 24 de novembro de 2024”.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas também decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas da rede estadual em União dos Palmares, nesta segunda-feira (25). “Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas nas Unidades de Saúde de Maceió e no Hospital Regional da Mata, em União”, disse, em nota oficial.

Os prefeitos de Maceió, JHC e de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, também utilizaram as redes sociais para divulgar seu apoio e pesar pela tragédia que atingiu a cidade de União dos Palmares. A Defesa Civil de Maceió enviou uma equipe, com sete agentes para auxiliar nas buscas e conta com bombeiros civis, socorristas e geógrafo, além do diretor de operações, Matheus Montenegro e do diretor de redução de riscos, Fábio Alexandre.

Confira abaixo, as notas oficiais do governador Paulo Dantas e da Prefeitura de União dos Palmares:

Nota Oficial do Governador Paulo Dantas


Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas.

Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas nas Unidades de Saúde de Maceió e no Hospital Regional da Mata, em União

Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

Paulo Dantas

Governador de Alagoas

Nota Oficial Prefeitura de União dos Palmares


A Prefeitura de União dos Palmares permanece empenhada na prestação de socorro às vítimas, mobilizando todos os esforços possíveis para minimizar os impactos desta tragédia. Por determinação do prefeito Kil de Freitas, todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.

Informamos que o ônibus envolvido no acidente era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia, tendo passado por inspeção recente, realizada poucos dias antes do ocorrido.

Além disso, a Prefeitura reforça que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e amigos das vítimas, disponibilizando toda a estrutura do município para atender às suas necessidades neste momento de dor.

Reafirmamos nosso compromisso em prestar total suporte às famílias e expressamos nossa profunda solidariedade a todos os afetados por esta irreparável perda.