» Sociedade
Operação desmantela esquema de furto e comercialização ilegal de água no Sertão de Alagoas
Investigação revelou uma operação clandestina que desviava volume de água suficiente para abastecer 500 famílias por dia
Em mais uma operação da equipe de Controle de Perdas do Programa Mais Água, viabilizada pelo Governo de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão descobriu, na última semana, um esquema de furto e comercialização ilegal de água no Sertão do estado. A investigação, iniciada há 15 dias após uma denúncia anônima, revelou uma operação clandestina que desviava água na cidade de Dois Riachos para revenda ilegal por meio de caminhão-pipa, com volume suficiente para abastecer mais de 500 famílias diariamente.
Em um terreno aparentemente abandonado, os criminosos construíram uma cisterna, utilizada como reservatório para a água furtada por meio de uma ligação clandestina na rede da concessionária. Caminhões equipados com tanques improvisados eram usados para transportar a água desviada, prejudicando o abastecimento de centenas de residências no município.
O suspeito, identificado como funcionário de uma construtora terceirizada que prestava serviços para a Águas do Sertão, foi detido pela Polícia Militar (PM). O Ministério Público de Alagoas (MPAL) foi acionado para auxiliar nas investigações e garantir a legalidade do processo.
De acordo com a concessionária, as investigações apontam para a possibilidade de outros pontos semelhantes na região, indicando a existência de uma operação maior. "Estamos comprometidos em combater qualquer tipo de irregularidade em nosso sistema. A descoberta deste esquema demonstra a importância de nosso Programa de Combate às Perdas e do trabalho constante de nossas equipes em parceria com o Governo de Alagoas", afirmou o gerente de Eficiência Operacional da Águas do Sertão, Heron Lima.
A operação de combate às perdas, iniciada em maio de 2024, conta com o apoio do Governo de Alagoas, que investiu R$ 71 milhões no programa, sendo R$ 15 milhões destinados especificamente à Bacia Leiteira. O programa Mais Água Alagoas visa combater o desperdício de água e melhorar a eficiência do abastecimento no estado, com o objetivo de universalizar o serviço até 2027.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
SE PASSAVA PELO IRMÃO
Homem que tentou enganar polícia com nome falso é preso em Maceió
-
2
POLÍCIA
Suspeito de estuprar idosa em Maceió é encontrado morto na zona rural de Novo Lino
-
3
VIOLÊNCIA
Fim de semana em União dos Palmares é marcado por duplo homicídio
-
4
SANTANA DO MUNDAÚ
Arthur Freitas e André Castro reforçam parceria com governador Paulo Dantas
-
5
MORADIA
Moradia Legal entrega 280 títulos de propriedade em Ibateguara nesta quarta-feira (18)