» Sociedade

Operação desmantela esquema de furto e comercialização ilegal de água no Sertão de Alagoas

Investigação revelou uma operação clandestina que desviava volume de água suficiente para abastecer 500 famílias por dia

Operação desmantela esquema de furto e comercialização ilegal de água no Sertão de Alagoas - Fotos: Ascom Águas do Sertão

Em mais uma operação da equipe de Controle de Perdas do Programa Mais Água, viabilizada pelo Governo de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão descobriu, na última semana, um esquema de furto e comercialização ilegal de água no Sertão do estado. A investigação, iniciada há 15 dias após uma denúncia anônima, revelou uma operação clandestina que desviava água na cidade de Dois Riachos para revenda ilegal por meio de caminhão-pipa, com volume suficiente para abastecer mais de 500 famílias diariamente.

Em um terreno aparentemente abandonado, os criminosos construíram uma cisterna, utilizada como reservatório para a água furtada por meio de uma ligação clandestina na rede da concessionária. Caminhões equipados com tanques improvisados eram usados para transportar a água desviada, prejudicando o abastecimento de centenas de residências no município.

O suspeito, identificado como funcionário de uma construtora terceirizada que prestava serviços para a Águas do Sertão, foi detido pela Polícia Militar (PM). O Ministério Público de Alagoas (MPAL) foi acionado para auxiliar nas investigações e garantir a legalidade do processo.

De acordo com a concessionária, as investigações apontam para a possibilidade de outros pontos semelhantes na região, indicando a existência de uma operação maior. "Estamos comprometidos em combater qualquer tipo de irregularidade em nosso sistema. A descoberta deste esquema demonstra a importância de nosso Programa de Combate às Perdas e do trabalho constante de nossas equipes em parceria com o Governo de Alagoas", afirmou o gerente de Eficiência Operacional da Águas do Sertão, Heron Lima.

A operação de combate às perdas, iniciada em maio de 2024, conta com o apoio do Governo de Alagoas, que investiu R$ 71 milhões no programa, sendo R$ 15 milhões destinados especificamente à Bacia Leiteira. O programa Mais Água Alagoas visa combater o desperdício de água e melhorar a eficiência do abastecimento no estado, com o objetivo de universalizar o serviço até 2027.

*Com informações da Assessoria