» Sociedade

Operação descobre furto de água em plantação de tomates em Palmeira dos Índios

Cerca de 40 mil litros de água eram desviados diariamente para irrigação ilegal

Furto de água foi descoberto em Palmeira dos Índios - Fotos: Ascom Águas do Sertão

Uma operação de combate a fraudes em ligações de água, realizada pela concessionária Águas do Sertão em parceria com o Governo de Alagoas e a Polícia Militar (PM), identificou uma ligação clandestina em uma plantação de tomates em Palmeira dos Índios. O esquema desviava aproximadamente 40 mil litros de água por dia, quantidade suficiente para abastecer 122 famílias ou quase 400 pessoas.

A água era utilizada para irrigar uma área de 15 mil metros quadrados. Durante a abordagem policial, ninguém foi encontrado no local, e as investigações continuam para identificar os responsáveis. De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, furtar água é crime com pena prevista de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.

O engenheiro Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, destacou a importância do uso consciente dos recursos hídricos e incentivou a população a denunciar irregularidades anonimamente. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 000 2122, pelo WhatsApp, pelo site da empresa ou pelo aplicativo Águas do Sertão.

O furto foi identificado como parte do programa Mais Água Alagoas, que já investiu R$ 71 milhões para reduzir perdas no abastecimento, especialmente na região da Bacia Leiteira. O contrato de concessão do Governo de Alagoas com a Águas do Sertão prevê que todos os municípios atendidos pela empresa sejam 100% abastecidos com água potável até 2027, incluindo áreas urbanas, zonas rurais e povoados.