» Sociedade

Paulo Dantas autoriza concurso público para professores da Uneal

Governador também propõe criação de novos cargos administrativos para a instituição

Governador assina projeto de lei solicitando criação de novos cargos para a Uneal - Fotos: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas autorizou, nesta sexta-feira (3/1), a realização de um concurso público para o cargo de professor na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O certame oferece 127 vagas, sendo nove delas destinadas a professores de dedicação exclusiva. A assinatura ocorreu no Palácio República dos Palmares, com a presença do vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, e representantes do corpo docente e técnico-administrativo da instituição.

Além disso, o governador encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) um projeto de lei para criação de novos cargos administrativos na Uneal, com o objetivo de realizar um concurso para essa área também. “Dessa forma, vai ser possível fazer o concurso público para estes profissionais. A solicitação visa à criação de dois novos cargos administrativos”, afirmou Paulo.

O concurso para professores faz parte dos investimentos do governo estadual em educação, abrangendo desde a primeira infância até o ensino superior. O governador destacou a projeção nacional que Alagoas tem alcançado com esses investimentos, como as creches Cria, o programa Cartão Escola 10 e a valorização dos docentes.

Anderson Barros destacou que o concurso representa 50% do quadro atual de professores da Uneal e será o maior já realizado pela universidade. Ele também mencionou os investimentos em infraestrutura na Uneal, como a construção de novos campi e a ampliação das unidades existentes, que agora possuem salas climatizadas e equipamentos de última geração.

Estiveram presentes também o deputado federal Rafael Brito e os secretários de Estado Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Vitor Pereira (Governo), Roseane Vasconcelos (Educação), Sílvio Bulhões (Ciência e Tecnologia), Júlia Casado (Executiva de Integração Política e Social do Gabinete Civil), e Elesjandely Correia Calheiros (Executiva de Gestão Interna). O vice-presidente do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal, Alexandre Batista, também participou da cerimônia.