» Sociedade
MPAL lança projeto para aprimorar bibliotecas e incentivar leitura em escolas de União e Mundaú
O projeto "Nossa educação daria um livro" visa assegurar que todas as escolas públicas alagoanas tenham bibliotecas adequadas
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) deu início ao projeto "Nossa educação daria um livro", com o objetivo de aprimorar o número e a qualidade das bibliotecas e salas de leitura nas escolas públicas municipais e estaduais. Na última terça-feira (7/1), as primeiras cidades a serem contempladas foram União dos Palmares, que abriu o ciclo de visitas, e Santana do Mundaú.
Em União, foram visitadas cinco unidades de ensino: as Escolas Municipais João Costa de Oliveira, Padre Donald Robert Macgillvray, Maria Augusta e Jairo Correia Viana, que possuem bibliotecas e/ou cantinhos de leitura. Já a Escola Estadual Dr. Jorge de Lima foi a única que não dispunha de um espaço destinado à leitura.
Em Santana do Mundaú, todas as unidades inspecionadas tinham bibliotecas. Foram visitadas as Escolas Municipais Denilma Villar Bulhões Barros, Monsenhor Clóvis D. de Barros e Absolon Correia de Melo, além do Centro Municipal de Educação Infantil Maldja Agostinho.
Apesar de as unidades possuírem os equipamentos, a maioria delas apresentou uma pequena variedade de livros. Além disso, a falta de atividades que incentivem a leitura foi outro ponto levantado nas inspeções. Diante disso, o MPAL irá cobrar medidas para solucionar essas questões e garantir a melhoria nos espaços de leitura.
O projeto do MPAL visa assegurar que todas as escolas públicas alagoanas tenham bibliotecas adequadas, conforme a Lei nº 12.244/10, que determina a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.
De acordo com o Censo Escolar de 2022, mais de 70% das escolas públicas de Alagoas ainda não possuem bibliotecas. São 552 escolas com bibliotecas, enquanto 1.805 não dispõem desse equipamento.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
2
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
3
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF