» Sociedade

Saiba se os vídeos de onças atribuídos a Alagoas são reais

IMA esclarece que as imagens foram registradas em Minas Gerais e reforça orientações sobre casos envolvendo animais silvestres

Suposta onça teria sido vista no litoral de Alagoas - Fotos: Reprodução

Dois vídeos que viralizaram nas redes sociais, supostamente mostrando onças avistadas em municípios do Litoral Norte de Alagoas, foram desmentidos por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Após análise, o órgão confirmou que as imagens foram registradas na zona rural de Inhapim, em Minas Gerais, e não em território alagoano.

Segundo o IMA, as espécies onça-parda e onça-pintada são grandes felinos da fauna brasileira, presentes em diversos biomas. No entanto, não há registros dessas espécies em Alagoas, devido à ausência de condições ambientais adequadas no estado.

“Não existem condições ambientais em Alagoas para a ocorrência de onças-pintadas, sendo necessário esclarecer que essas imagens não têm relação com o estado”, afirmou Pérola Marques, médica veterinária e consultora do IMA.

O Instituto reforça que, caso haja avistamentos de animais silvestres, é fundamental acionar os órgãos ambientais competentes. Equipes do IMA, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do IBAMA estão preparadas para lidar com essas situações, assegurando tanto a proteção da população quanto a preservação dos animais.