» Sociedade
Alagoas inicia vazio sanitário para combate à ferrugem asiática da soja
Medida, válida até 1° de abril, visa interromper o ciclo reprodutivo da praga e garantir a saúde do próximo plantio no estado
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Vegetal, anunciou o início do vazio sanitário para o controle da ferrugem asiática da soja no estado. A medida começou no dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril de 2025, sendo válida em toda a área produtora de soja, conforme a portaria número 1.111, publicada em 13 de maio de 2024.
O vazio sanitário tem o objetivo de interromper o ciclo reprodutivo da praga, prevenindo seu surgimento nos próximos plantios. Durante esse período de 90 dias, é proibido o cultivo de soja, bem como de plantas voluntárias, que possam servir de hospedeiras para a ferrugem asiática.
A Portaria 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, que visa fortalecer a produção de soja no Brasil por meio de ações sanitárias eficazes, com apoio da pesquisa e assistência técnica especializada.
Em Alagoas, o cultivo da soja de sequeiro está autorizado apenas para o período de semeadura entre 2 de abril e 10 de julho de 2025, o que visa minimizar os riscos associados à praga.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
5
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)