» Sociedade

Inscrições para o Sisu 2025 estão abertas até 21 de janeiro com mais de 261 mil vagas

Estudantes do Enem 2024 podem se inscrever para concorrer a oportunidades em universidades e institutos federais em todo o Brasil

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - Fotos: Divulgação

Candidatos que realizaram o Enem de 2024 podem utilizar suas notas para se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 21 de janeiro, sendo realizadas pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior, seguindo o cronograma e os critérios estabelecidos para seleção.

Este ano, o Sisu oferece 261.779 vagas em diversas instituições públicas do país. Destas, mais de 68 mil são destinadas a estudantes interessados em cursos de licenciatura, com destaque para o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que faz parte da iniciativa Mais Professores para o Brasil, do Governo Federal. O programa destina mais de 12 mil bolsas a candidatos que atingirem nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e optarem por cursos presenciais de licenciatura.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disponibiliza 4.015 vagas em 98 cursos, distribuídas pelos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio Largo, além de unidades educacionais. As aulas para a maioria dos cursos começam no dia 7 de julho e seguem até 28 de novembro.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, de acordo com seu desempenho no Enem 2024. Após isso, serão aplicados os critérios de reserva de vagas, conforme as políticas de cotas atualizadas. O objetivo é beneficiar os candidatos que demandam políticas afirmativas para o ingresso no ensino superior.

A Ufal também segue as determinações do MEC, sem adotar bônus de 3% para o curso de Medicina no Campus A.C. Simões em Maceió e sem o bônus regional de 10% para os cursos nos campi de Arapiraca e Sertão, devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade do critério geográfico. Além disso, a universidade inclui a população quilombola como beneficiária de cotas, categoria que anteriormente estava incluída nas cotas para negros e negras.

A edição de 2025 do Sisu terá uma única etapa de inscrição, e os candidatos poderão disputar vagas para o ano inteiro em uma única seleção. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, com matrículas de 27 a 31 de janeiro. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser realizada entre 26 e 31 de janeiro.