» Política

Audiência na Justiça por dívida de venda de gado reune Arthur Lira e empresário

Presidente da Câmara é acusado de vender bezerros e não entregar

O (ainda) presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Será nesta quinta-feira (23), as 14 horas e 30 minutos, que teremos mais um capítulo da novela sobre uma dívida do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) com o empresário Ricardo Barreto Dantas, dívida esta envolvendo a venda de gado e um valor de quase um milhão de reais. 

O Tribunal de Justiça marcou a audiência entre Lira e o empresário, que acusa o deputado de receber um cheque de R$ 900 mil como garantia pela compra de bezerros e nunca ter entregue os animais. Isso lá em 2018, bem antes do deputado ser eleito e reeleito presidente da Câmara Federal.

O caso virou notícia somente em 2023, quando a ação judicial de Ricardo Dantas caiu nos braços da mídia, um documento onde o empresário alega ter tentado todas as resoluções amigáveis possíveis com o deputado, restando apenas cobrar a dívida na Justiça. 

A defesa de Arthur Lira nega, obviamente, as alegações do empresário. Em nota, foi dito que não houve a "operação comercial relatada pelo senhor Ricardo Barreto Dantas".

Prestes a perder a presidência da Câmara dos Deputados e com boatos sobre a sua possível ida para algum ministério do governo Lula, Arthur Lira vive os últimos dias de seu mandato como líder máximo do Congresso Nacional. Sem que seu prestígio caia nem em Brasília e nem por aqui, o parlamentar esteve na terça-feira (21) ao lado do prefeito de Maragogi, Daniel Mendes Ferreira, o Dani (PP), participando do ato de assinatura de ordens de serviço e do início de obras na região do litoral norte.

A ação é um Procedimento Comum Cível e a audiência marcada será de instrução, com participação presencial, na sala de instruções.

A audiência está marcada para às 14h30, no Fórum Desembargador Jaime Maia Fernandes, em Maceió. Resta saber se o deputado e o empresário ficarão realmente frente a frente.