» Sociedade
União dos Palmares: Estado e Prefeitura se reúnem por indenização às vítimas da tragédia na Serra
A iniciativa ocorre após audiência recente entre o prefeito Junior Menezes e o governador Paulo Dantas.
A secretária estadual de Assistência Social, Katia Born, esteve em União dos Palmares nesta semana para se reunir com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Alane Menezes, e com o procurador-geral do município, Allan Belarmino. A visita aconteceu após solicitação feita pelo prefeito Junior Menezes ao governador Paulo Dantas, durante audiência realizada recentemente. O objetivo do encontro foi integrar esforços entre o município, o estado e o governo federal em benefício das vítimas da tragédia na Serra da Barriga, ocorrida em 24 de novembro de 2024, que resultou em 20 mortes e deixou 28 feridos.
Foco nas indenizações
Durante o encontro, Alane Menezes solicitou à secretária Katia Born que intermediasse junto à Procuradoria Geral do Estado o apoio jurídico necessário para auxiliar o município nas tratativas com o Governo Federal. O objetivo é viabilizar, o mais rápido possível, as indenizações às famílias afetadas.
Rede de acolhimento
A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Assistência Social e contou com a participação de profissionais das áreas jurídica, de saúde e de assistência social. Na ocasião, foram analisados relatórios de acompanhamento das famílias atingidas, abordando suas condições sociais e de saúde, além de traçar estratégias para ampliar a rede de apoio.
“Minimizar o sofrimento é prioridade”, diz primeira-dama
“A determinação do prefeito Junior Menezes é unir forças com as esferas estadual e federal, concentrando nossos esforços para fortalecer as ações de acolhimento às vítimas dessa tragédia desoladora. Minimizar o sofrimento dessas famílias é uma prioridade desde os primeiros dias do nosso governo”, destacou Alane Menezes.
Acompanhamento médico e psicológico
Também foi solicitado que o estado atue de forma integrada com o município para reforçar o acompanhamento médico e psicológico das vítimas, ampliando o suporte de saúde às famílias atingidas.
Visitas às vítimas
Após a reunião, a comitiva visitou algumas das famílias atingidas, reafirmando o compromisso do município em oferecer acolhimento. Alane Menezes determinou que equipes da saúde municipal realizem visitas domiciliares para atualizar as informações sobre a situação física e emocional dos sobreviventes e dos parentes das vítimas fatais.
Apoio para aposentadoria por acidente
Outro ponto discutido foi o suporte integrado entre município e estado para auxiliar as pessoas que têm direito à aposentadoria por auxílio-acidente junto ao INSS, agilizando os processos e orientando os beneficiários.
Apoio desde o início
Desde o dia da tragédia, ainda sob a gestão do então prefeito Kil Freitas, as vítimas receberam suporte imediato. Foram mobilizados resgates, primeiros socorros e apoio social, incluindo a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, além de medicamentos e atendimento médico e psicológico.
A integração entre o município, o estado e o governo federal segue como um esforço conjunto para assegurar justiça e assistência às vítimas dessa tragédia que marcou a história da região.
» MAIS LIDAS
-
1
INTERIOR
Justiça decreta prisão preventiva de acusado de estuprar e matar menina em Branquinha
-
2
DESCUBRA
Você sabe quais são as 10 melhores séries de todos os tempos?
-
3
BRASIL
Prefeita cancela Carnaval e investe mais de R$ 600 mil em evento gospel
-
4
POLÍCIA
Jovem é assassinado a tiros no conjunto Newton Pereira, em União dos Palmares
-
5
Em Maceió
Tráfico de drogas e ameaças suspendem aulas em prédio da Ufal