» Sociedade

Ifal Murici realiza seleção para curso superior de Gestão do Agronegócio

Outros três campi estão com inscrições para cursos de nível superior, confira

Além das 40 vagas em Murici, Ifal oferece mais 230 nos campi Maragogi, Marechal e Piranhas - Fotos: Divulgação

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou, nesta segunda-feira (27), o Edital nº 02/2025 para o Vestibular do Campus Murici. Na unidade são ofertadas 40 vagas para o curso Tecnológico em Gestão do Agronegócio. As inscrições já começaram e acontecem até o dia 23 de fevereiro na página de Exames.

O curso é ofertado no período noturno e assim como as outras unidades do Ifal, irá realizar a seleção dos alunos por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009. Podem concorrer quem fez o exame e tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

230 vagas nos campi Maragogi, Marechal e Piranhas


Outros três campi do Ifal estão com inscrições abertas para cursos de nível superior no Ifal. Em Piranhas, o Edital nº 54/2024, retificado nesta quarta-feira (15), oferta 120 vagas para as licenciaturas em Física e Matemática, ambas noturnas, além Bacharelado em Engenharia Agronômica, curso em horário integral.

Em Maragogi, o Edital nº 50/2024 também foi retificado e o período de inscrições foi ampliado até o dia 2 de fevereiro. Na unidade, são ofertadas 30 vagas para o curso de Tecnologia em Horticultura.

Na unidade de Marechal Deodoro, são ofertadas 80 vagas para os cursos de Licenciatura em Letras-Português e Tecnológico em Gestão Ambiental. As inscrições para o Edital nº 57/2024 também finalizam no dia 2 de fevereiro.

Vagas destinadas às cotas


Neste ano, todos os processos de seleção de cursos de nível superior do Ifal são gratuitos. Para todos os cursos acima, 70% das vagas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.

Há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.