» Polícia

Influenciador Babal Guimarães é solto após decisão judicial

Juiz determina cumprimento de medidas no regime semiaberto e impõe condições específicas para liberdade

Influenciador Babal Guimarães - Fotos: Reprodução/Instagram

O influenciador digital Babal Guimarães foi solto nesta sexta-feira (7) por decisão da 16ª Vara Criminal. Ele estava preso desde 22 de janeiro, a pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), por descumprir condições do regime semiaberto. Guimarães cumpria pena de um ano, quatro meses e nove dias pelo crime de lesão corporal contra a ex-esposa.

Ao analisar o pedido da defesa, o juiz Alexandre Machado de Oliveira considerou que a regressão ao regime fechado foi indevida, já que o influenciador não havia iniciado o cumprimento da pena no regime fechado. O magistrado entendeu que a regressão deveria ser do regime aberto para o semiaberto, e não diretamente para o fechado, como ocorreu. Diante disso, o juiz determinou a expedição do alvará de soltura, estabelecendo condições específicas para o cumprimento da pena no regime semiaberto.

Entre as medidas impostas estão: não cometer crimes dolosos; permanecer em prisão domiciliar no endereço informado nos autos; evitar frequentar bares, boates ou locais que sirvam bebidas alcoólicas; não se ausentar da cidade de residência sem autorização judicial; e comparecer mensalmente à Unidade Prisional Colônia Agroindustrial São Leonardo para prestar contas sobre suas atividades.

Envolvimento em operação policial

Além da condenação por lesão corporal, Babal Guimarães, cunhado do também influenciador Carlinhos Maia, foi um dos alvos da 2ª fase da Operação Game Over, da Polícia Civil de Alagoas, que investiga jogos de azar online em plataformas ilegais. Durante a operação, o influenciador teve diversos bens apreendidos.