» Sociedade
OAB/AL se reúne com a PC/AL para pedir que ameaças feitas contra advogados sejam investigadas
Somente este ano, entre janeiro e fevereiro, cinco ocorrências já foram registradas pela Diretoria de Prerrogativas da Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio do Diretor de Prerrogativas, Roberto Mendes, esteve reunida, nesta terça-feira (18), com o delegado geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, para tratar sobre os casos de ameaças contra a advocacia alagoana ocorridos em 2025. De janeiro até o momento, a Ordem já recebeu cinco denúncias de advogados e advogadas que foram ameaçados durante o exercício da profissão.
As cinco ocorrências foram registradas diretamente junto à Diretoria de Prerrogativas da OAB/AL. As situações aconteceram na capital e no interior do estado. As vítimas chegaram a fazer boletim de ocorrência e, em uma das situações, houve renúncia ao mandato, por medo das ameaças e de possíveis represálias.
Algumas das vítimas que registraram as denúncias são advogadas mulheres, que constantemente sofrem com esse tipo de abordagem durante a profissão e tiveram, inclusive, seus perfis em redes sociais enviados junto das ameaças, na tentativa de intimidar as profissionais.
Durante a reunião, realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, foram abordados cada um dos cinco casos junto a Polícia Civil. A reunião foi marcada com o propósito de solicitar o apoio das autoridades na investigação e apuração das ocorrências, cobrando rigor e celeridade na resolução dos inquéritos.
A Diretoria tratou, ainda, de medidas que podem ser adotadas, em parceria com a Polícia Civil, por meio de um trabalho preventivo, para coibir esse tipo de fato. Entre as iniciativas discutidas, está a realização de palestras sobre as prerrogativas em conjunto com os cursos de formação dos delegados, bem como a participação da Polícia Civil dentro dos projetos da Ordem. Por fim, a Diretoria entregou os registros dos casos relatados ao delegado geral.
O diretor de Prerrogativas, Roberto Mendes, destacou a importância da reunião no combate aos casos de ameaças e tentativas de intimidação da advocacia alagoana.
"Estivemos na Polícia Civil, em reunião com o delegado Gustavo Xavier, para tratar das questões inerentes à advocacia alagoana. Tratamos, especialmente, sobre os casos de ameaças que advogados e advogadas sofreram nesses dois primeiros meses do ano, no exercício da sua profissão. A OAB Alagoas não vai aceitar esse tipo de situação e veio solicitar do delegado geral a apuração rígida e célere de cada situação, de maneira a resguardar o livre exercício da profissão por cada advogado e advogada de Alagoas", explicou ele.
A reunião também contou com a presença da diretora adjunta de Prerrogativas da OAB/AL, Sadriana Bezerra, e da procuradora adjunta de Prerrogativas, Fernanda Pessoa.
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió
-
3
ENCONTRADA MORTA
Saiba quem é a Diaba Loira e o caminho que levou à sua morte: "só saio no caixão"
-
4
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
5
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros