» Polícia

PF destrói 134 mil pés de maconha em operação no sertão de Pernambuco

Ação ocorreu nas cidades de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada

Plantio estava distribuído em 36 áreas de municípios pernambucanos - Fotos: Polícia Federal/Divulgação

Em uma operação que durou 12 dias, a Polícia Federal (PF) destruiu 134 mil pés de maconha em seis municípios do sertão de Pernambuco. Os plantios, distribuídos em 36 áreas, estavam destinados a abastecer o crime organizado. A ação ocorreu nas cidades de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada, com o apoio de policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e o uso de duas aeronaves.

Segundo a PF, o objetivo foi interromper o ciclo da droga antes da secagem e comercialização. A produção local de maconha tem reduzido a necessidade de importação da droga do Paraguai. Caso os 134 mil pés fossem colhidos, poderiam gerar até 45 toneladas de maconha.

A operação contou com incursões terrestres e fluviais, utilizando botes infláveis. De acordo com o superintendente da PF em Pernambuco, Antônio de Pádua, ações como essa ajudam a conter a escalada da violência, incluindo roubos, furtos, homicídios, latrocínios e disputas pelo controle de territórios ligados ao tráfico de drogas. A destruição dos plantios é parte de um esforço para reduzir a influência do crime organizado na região.

Com informações do Portal Metrópoles