» Polícia

Paulo Dantas é agraciado com a comenda Rodriguêz de Melo, do MPAL

Homenagem foi concedida por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça

Paulo Dantas é agraciado com a comenda Rodriguêz de Melo - Fotos: Edvan Ferreira/Agência Estado

O governador Paulo Dantas foi agraciado com a Comenda Rodriguêz de Melo nesta terça-feira (25/2), a mais alta distinção concedida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL). A honraria é oferecida a personalidades que se destacam pelo apoio e contribuição ao trabalho do MP. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ).

Durante a cerimônia, o governador, acompanhado da primeira-dama, médica Júlia Britto, recebeu das mãos do presidente do CPJ, procurador de Justiça Lean Araújo, e de Rosa Augusta Oliveira Rodrigues de Melo, neta de Rodriguêz de Melo, a placa e a comenda no grau "Amigo do MPAL".

Em seu discurso, Paulo Dantas expressou sua gratidão, destacando o papel essencial do Ministério Público na defesa das leis e da Constituição. "[...] O Ministério Público é uma instituição séria, que tem credibilidade, aprovação e respeitabilidade, defende as nossas leis e Constituição e, por isso, merece todo o nosso apoio", afirmou o governador.

Além disso, Paulo Dantas ressaltou as conquistas de sua gestão, mencionando avanços em áreas como educação, saúde e segurança pública. Ele também enfatizou seu compromisso com as minorias, mencionando que, assim como Rodriguêz de Melo, defende os direitos das mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e os mais humildes.

O procurador-geral de Justiça Lean Araújo destacou que a comenda, criada em 1999, recebeu o nome do primeiro promotor público negro de Alagoas, Rodriguêz de Melo. Ele também celebrou a colaboração harmônica e leal entre o Executivo e o Ministério Público durante a gestão de Paulo Dantas, evidenciando o "novo momento" vivido pelo estado.

Rosa Augusta, neta de Rodriguêz de Melo, falou emocionada sobre a honra de entregar a comenda ao governador. Ela relembrou o legado de seu avô, que além de promotor público, era também um talentoso literato, cantor e orador.

A solenidade contou com a presença de autoridades como a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy do Amaral, a controladora-geral do Estado, Samara Suruagy do Amaral, e o secretário executivo de Gestão de Relações Federativas, Maurício Apel, entre outros convidados.