» Sociedade
Prefeitura de Penedo remove sinos da Catedral Diocesana como medida de prevenção

As celebrações na Catedral Diocesana de Penedo foram retomadas no início da noite desta quinta-feira (7), uma semana após a interdição de uma das torres e parte do interior da igreja de Nossa Senhora do Rosário.
A medida da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil adotada na sexta-feira, 28, atendeu recomendação do Iphan Alagoas, órgão que havia orientado sobre a não utilização dos sinos devido aos riscos relacionados com a sustentação, segundo o Padre Samuel Ventura.
O pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário solicitou estudo técnico mais recente sobre a estrutura e os sinos, análise que apontou a necessidade de remoção das três peças de aço instaladas no alto da torre do lado da Rua Fernandes de Barros.
A Prefeitura de Penedo atuou efetivamente nos serviços, por meio da Defesa Civil e da Seinfra, incluindo empresa especializada na operação que interditou o trânsito no entorno da catedral.
Os procedimentos foram iniciados com a remoção de um enxame de abelhas da torre, retirado por apicultor. Em seguida, o sino principal – com peso estimado em mais de uma tonelada – foi preparado para ser retirado após o desmonte do seu suporte de sustentação.
Os outros dois sinos de menor tamanho e peso também foram removidos e transferidos para a casa paroquial, local onde também serão realizados os serviços de restauro.
“O nosso governo também tem esse cuidado com o patrimônio que é do povo de Penedo, tanto que uma das primeiras medidas que nós tomamos, ainda no início da nossa primeira gestão, foi recuperar monumentos históricos, bustos e estátuas de personagens fundamentais da história de Penedo. E o que estiver ao nosso alcance nós continuaremos fazendo para preservar a nossa história”, afirma o Prefeito Ronaldo Lopes.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas