» Sociedade
Rodovias em União dos Palmares e Teotônio Vilela são liberadas após protesto de movimentos sociais
Interdições ocorreram na manhã desta segunda (14) e cobravam cumprimento de acordo sobre terras da massa falida do Grupo João Lyra

As rodovias BR-104, em União dos Palmares, e BR-101, em Teotônio Vilela, foram liberadas no fim da manhã desta segunda-feira (14/4), após bloqueios realizados por movimentos sociais ligados à luta pela Reforma Agrária. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 11h18.
Os trechos haviam sido interditados nas primeiras horas da manhã, como parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Os manifestantes cobravam o cumprimento de acordos firmados com o Governo do Estado de Alagoas para a destinação de terras da massa falida do Grupo João Lyra às famílias camponesas acampadas na região.
“Temos um acordo firmado desde 2016 que sinalizava a destinação de parte das terras que antes pertenciam à Usina Guaxuma e a área da antiga Usina Laginha para fins de Reforma Agrária, mas até hoje não temos avanços significativos nesse tema”, destaca a coordenação do MST
Os bloqueios foram organizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) e Movimento Terra Livre (TL).
A PRF acompanhou toda a movimentação nos locais e orientou motoristas a buscarem rotas alternativas até a liberação total das vias.
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
3
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
4
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo
-
5
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica