» Sociedade

Fumaça branca no Vaticano anuncia escolha do novo papa

Pontífice eleito sucederá Francisco, falecido no fim de abril; anúncio oficial deve ocorrer nas próximas horas

Pontífice eleito sucederá Francisco, falecido no fim de abril - Fotos: Reprodução

A Igreja Católica vive um momento histórico nesta quinta-feira (8/5), com a eleição de um novo papa. Às 13h08 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso após quatro votações durante o conclave.

O nome e a nacionalidade do novo líder religioso ainda não foram divulgados oficialmente. Segundo o protocolo, o anúncio será feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, da sacada da Basílica de São Pedro, com o famoso pronunciamento “Habemus Papam!”. Em seguida, o pontífice eleito fará sua primeira aparição pública e concederá a bênção urbi et orbi, direcionada à cidade de Roma e ao mundo.

A eleição ocorre 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, em 21 de abril, vítima de um acidente vascular cerebral e complicações cardíacas. Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo do Vaticano.

Durante o conclave, 133 cardeais participaram da votação. Para ser eleito, o candidato precisava de, no mínimo, 89 votos — dois terços do total. De acordo com as normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, nenhum cardeal pode votar em si mesmo, nem se abster.

Após a escolha, o novo papa respondeu a duas perguntas rituais: se aceita a eleição e qual nome deseja adotar como pontífice. Antes de ser apresentado à multidão, ele passa alguns minutos na chamada "sala das lágrimas", espaço reservado para reflexão e preparação, localizado ao lado do altar principal da Capela Sistina.

Entre os cardeais brasileiros que participaram do processo estavam Dom Odilo Scherer, Dom Orani Tempesta, Dom Sérgio da Rocha, Dom Leonardo Steiner, Dom João Braz de Aviz, Dom Jaime Spengler e Dom Paulo Cezar Costa.

A expectativa é que o anúncio do novo papa ocorra ainda nesta tarde.

*Com informações de Agências