» Sociedade
Prefeitura de Maceió leva novas ações de infraestrutura ao litoral Norte
Obras de saneamento ocorrem simultaneamente em várias localidades
A Prefeitura de Maceió está levando ao litoral Norte da cidade diversas obras de infraestrutura, com serviços de pavimentação de vias e construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento da região.
Uma das obras em estágio avançado é a EEE de Riacho Doce, onde já está sendo feita a concretagem do piso da casa de gerador, local de bombeamento do esgoto. O poço de sucção ocupa uma área de 12,57m². O gerador serve para fornecer energia elétrica de reserva, a fim de garantir o funcionamento dos equipamentos em caso de falta de energia na rede que fornece eletricidade para a região. A conclusão dos serviços dessa unidade está prevista para o próximo mês de agosto.
Além de Riacho Doce, atualmente também estão com obras de EEE outras cinco localidades: Sauaçuhy, Sereia, Pescaria, Garça Torta e Gurguri. Duas outras estações elevatórias estão em fase de implantação em Ipioca e Refúgio das Águas. Está em fase de estudos, ainda, a construção de uma unidade no Povoado Saúde, totalizando nove estações elevatórias para o litoral Norte.
As estações elevatórias são fundamentais para o saneamento básico, sobretudo em áreas com relevo acidentado ou onde a rede coletora não consegue seguir pela força da gravidade. Elas fazem que o esgoto seja transportado para as estações de tratamento, evitando, assim, a contaminação do solo e dos cursos de água.
O investimento da Prefeitura de Maceió nas obras de infraestrutura no litoral Norte é de R$ 133.987.298,22, com financiamento da Companhia Andina de Fomento (CAF).
Executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as obras visam contribuir para ampliar o saneamento básico na região turística conhecida pela beleza de suas praias. Em Alagoas a responsabilidade pela implantação e gestão da rede de esgoto é do Governo do Estado, por meio da concessionária BRK Ambiental. Após serem concluídas, as estações elevatórias serão geridas pela BRK.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
IML identifica vítimas de acidente com seis mortos na AL-220, em Piranhas
-
2
POLÍCIA
Suspeito de homicídio é preso após morte de mulher no Bosque das Arapiracas
-
3
TRÊS FERIDOS
Tragédia na AL-220: colisão entre carros mata seis pessoas em Piranhas
-
4
MACEIÓ
Suspeito de feminicídio no Benedito Bentes é preso em flagrante com filhos da vítima
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Queda de árvores bloqueia estrada na Serra da Barriga e mobiliza bombeiros