» Sociedade

Prefeitura de Maceió leva novas ações de infraestrutura ao litoral Norte

Obras de saneamento ocorrem simultaneamente em várias localidades

Concretagem do piso da casa de gerador de energia na estação elevatória de esgoto de Riacho Doce. - Fotos: Gabryel Andrade/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió está levando ao litoral Norte da cidade diversas obras de infraestrutura, com serviços de pavimentação de vias e construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento da região.

Uma das obras em estágio avançado é a EEE de Riacho Doce, onde já está sendo feita a concretagem do piso da casa de gerador, local de bombeamento do esgoto. O poço de sucção ocupa uma área de 12,57m². O gerador serve para fornecer energia elétrica de reserva, a fim de garantir o funcionamento dos equipamentos em caso de falta de energia na rede que fornece eletricidade para a região. A conclusão dos serviços dessa unidade está prevista para o próximo mês de agosto.

Além de Riacho Doce, atualmente também estão com obras de EEE outras cinco localidades: Sauaçuhy, Sereia, Pescaria, Garça Torta e Gurguri. Duas outras estações elevatórias estão em fase de implantação em Ipioca e Refúgio das Águas. Está em fase de estudos, ainda, a construção de uma unidade no Povoado Saúde, totalizando nove estações elevatórias para o litoral Norte.

As estações elevatórias são fundamentais para o saneamento básico, sobretudo em áreas com relevo acidentado ou onde a rede coletora não consegue seguir pela força da gravidade. Elas fazem que o esgoto seja transportado para as estações de tratamento, evitando, assim, a contaminação do solo e dos cursos de água.

O investimento da Prefeitura de Maceió nas obras de infraestrutura no litoral Norte é de R$ 133.987.298,22, com financiamento da Companhia Andina de Fomento (CAF).

Executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as obras visam contribuir para ampliar o saneamento básico na região turística conhecida pela beleza de suas praias. Em Alagoas a responsabilidade pela implantação e gestão da rede de esgoto é do Governo do Estado, por meio da concessionária BRK Ambiental. Após serem concluídas, as estações elevatórias serão geridas pela BRK.