» Sociedade

Ministério Público de Alagoas fala sobre o combate à cultura do estupro no interior

Órgão falou sobre o assunto no Fórum da Comarca de Joaquim Gomes na sexta-feira (16)

Evento reuniu autoridades que atuam na área da Infância e da Juventude - Fotos: Assessoria

Nos quatro cantos do estado, há um representante do Ministério Público de Alagoas (MPAL) engajado na luta de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, meninas e meninos vítimas desse crime hediondo que atravessa o país. No Fórum da Comarca de Joaquim Gomes, na sexta-feira (16), a promotora de Justiça Andrea Teixeira, com outros órgãos convidados, palestrou sobre a importância da prevenção, da orientação aos filhos e uma observância maior para protegê-los.

Sobre as tentativas diárias de intimidar abusadores e proteger o público infantojuvenil, Andrea Teixeira destaca que a sociedade também precisa contribuir.

“O momento serviu para conscientizar ainda mais a população sobre esse crime que ainda estarrece o país, enquanto Ministério Público temos esse compromisso de alertar, falar de números, de nossas ações em relação ao enfrentamento acirrado que fazemos diariamente com o objetivo de punir os abusadores de crianças e adolescentes. Infelizmente, em Alagoas, registramos muitos casos, razão pela qual a luta é incansável, mas precisa ser de forma unificada com órgãos que trabalham com a infância, mas principalmente com a sociedade”, declara a promotora.

O evento reuniu autoridades que atuam na área da Infância e da Juventude a exemplo do juiz Antônio Iris da Costa Júnior e da defensora pública estadual Elaine Zelaquett. Ambos também palestraram sobre o 18 de Maio e fizeram pontuações relevantes sobre registros e providências adotadas no combate a essa violência sexual na região. A Comarca abrange os municípios de Joaquim Gomes e Flexeiras.

Além deles, toda a rede de proteção à criança e ao adolescente como secretarias municipais, CREAS, Conselhos Tutelares participaram ativamente. Presenças registradas, também da prefeita Rita de Cássia Andrade, de Joaquim Gomes, e da prefeita Silvana Cavalcante, de Flexeiras.

Para abrilhantar a manhã de discussões teve apresentação de um grupo indígena e outro representando o cangaço.