» Sociedade

São Luís do Quitunde decreta emergência após fortes chuvas em Alagoas

Primeiro município a oficializar situação crítica têm mais de 300 desabrigados e desalojados

São Luís do Quitunde foi o primeiro em Alagoas a decretar situação de emergência devido às fortes chuvas - Fotos: Defesa Civil de Alagoas/Divulgação

O município de São Luís do Quitunde se tornou a primeira cidade de Alagoas a decretar situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o último sábado (17). O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (21) pela prefeitura, que agora aguarda o reconhecimento federal para liberar recursos e auxiliar nos reparos dos estragos causados pelas inundações.

De acordo com o capitão Douglas Gomes, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, o município é o mais afetado até o momento. São cerca de 300 pessoas desabrigadas e desalojadas, necessitando de abrigos emergenciais ou auxílio-aluguel, ruas e casas inundadas, com danos ainda sendo contabilizados. 

Um novo balanço deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira (22), com números atualizados.

O problema não se restringe a São Luís do Quitunde. Segundo a Defesa Civil: quase 800 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado. Cidades como Rio Largo, Coqueiro Seco, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe avaliam decretar emergência nas próximas horas e o risco de novos alagamentos persiste, especialmente em áreas de baixada e encostas.