» Sociedade

Chuvas em Alagoas: alerta meteorológico é reduzido para Estado de Atenção

Chuvas diminuem no Litoral e Região Metropolitana, mas solo encharcado ainda exige cuidados

Previsão aponta tendência de diminuição dos volumes de chuva nas regiões do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco - Fotos: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) reclassificou, nesta quinta-feira (22), o nível de severidade meteorológica em Alagoas de Alerta Máximo para Estado de Atenção. A mudança foi baseada nas últimas previsões, que indicam redução nos volumes de chuva nas regiões do Litoral, Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

Segundo análises dos modelos numéricos de previsão do tempo, as chuvas mais intensas já perderam força. No restante do estado, a expectativa é de precipitações fracas. No entanto, a Semarh alerta que o solo permanece bastante encharcado, o que mantém riscos como:

- Aumento do nível de riachos e córregos
- Alagamentos em áreas com drenagem precária
- Deslizamentos de terra em encostas
- Monitoramento contínuo e alertas

As condições atuais ainda favorecem a formação de nuvens convectivas, que podem provocar chuvas localizadas. A Semarh segue acompanhando a situação em tempo real e pode emitir novos alertas, se necessário.

A população pode acompanhar a previsão do tempo e o nível dos rios pelos canais oficiais da Semarh:

Previsão do Tempo

Monitoramento Hidrológico

Apesar da melhora nas condições climáticas, é fundamental manter a atenção, especialmente em áreas de risco. A Semarh reforça a importância de seguir as orientações das defesas civis municipais para evitar acidentes.