» Política
Senado aprova PEC que inclui guardas municipais na segurança pública
Proposta permite que municípios atribuam novas funções às guardas e mudem nomenclatura para "Polícia Municipal"; texto segue para Câmara
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que incorpora oficialmente as guardas municipais e agentes de trânsito ao sistema nacional de segurança pública. A proposta, que passou por primeiro e segundo turnos, agora segue para análise da Câmara dos Deputados.
Atualmente, a Constituição Federal reconhece como órgãos de segurança pública apenas a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis e militares, corpos de bombeiros militares e polícias penais. A nova PEC amplia esse rol para incluir as guardas municipais, que poderão assumir funções como:
✔ Proteção de bens, serviços e instalações municipais
✔ Policiamento ostensivo local e comunitário
✔ Ações de segurança territorial
✔ Apoio e colaboração com outros órgãos de segurança
Além disso, a proposta autoriza os municípios a alterarem a nomenclatura das guardas para termos como "Polícia Municipal", "Guarda Civil", "Guarda Civil Municipal", "Guarda Metropolitana" ou "Guarda Civil Metropolitana". No entanto, essa mudança deverá ser feita por meio de concurso público ou transformação dos cargos e carreiras existentes, garantindo a profissionalização da categoria.
A PEC será enviada à Câmara dos Deputados para votação. Se aprovada, seguirá para promulgação como emenda constitucional.
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Filha é presa em Alagoas por maus-tratos e omissão de socorro a idoso de 84 anos
-
2
ESCUDO DIGITAL
Operação cumpre mandados em São José da Laje, Maceió, Arapiraca contra pornografia infantil
-
3
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes