» Polícia

Operação em Alagoas desarticula esquema de hacker preso por fraudes em sistemas judiciais de SC

Dinpol e CORE cumprem mandado em Marechal Deodoro; suspeito usava técnicas avançadas para adulterar processos e documentos oficiais

Operação aconteceu nesta quinta-feira (5) em Barra Nova, Marechal Deodoro - Fotos: Ascom PC-AL/Divulgação

Uma ação conjunta da Dinpol (Diretoria de Inteligência Policial) e do CORE/DRACCO cumpriu nesta quinta-feira (5) um mandado de busca e apreensão em um imóvel no povoado Barra Nova, em Marechal Deodoro. O local era alugado por um hacker preso no Rio Grande do Sul, investigado por invadir e manipular sistemas judiciais de vários estados.

O investigado é acusado de violar credenciais de usuários com diferentes níveis de acesso, falsificar documentos e adulterar processos em Santa Catarina e utilizar ferramentas avançadas para ocultar seus rastros digitais.

As fraudes tinham como objetivo prejudicar andamentos processuais e burlar sistemas judiciais. Entre os alvos estava o RENAJUD, sistema nacional que registra restrições de veículos por decisão judicial.

As investigações começaram há seis meses, quando autoridades de Balneário Camboriú (SC) detectaram invasões a dispositivos de magistrados. Criminosos usavam esses acessos para realizar baixas indevidas de veículos no sistema e remover restrições judiciais de processos em andamento.

Criado pelo CNJ em parceria com DENATRAN e SERPRO, o RENAJUD permite que juízes restrinjam veículos diretamente no sistema nacional. A fraude prejudicava decisões judiciais em vários estados.

As equipes da delegada Bárbara Porto seguem apurando possíveis cumplices do esquema. Novas operações podem ser deflagradas conforme avançam as análises dos materiais apreendidos.