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Defesa Civil de Alagoas fará teste de alerta de desastres via celular em quatro municípios

Sistema inédito no estado envia sinais sonoros e mensagens de texto sem necessidade de cadastro prévio

Defesa Civil de Alagoas fará teste de alerta de desastres via celular em quatro municípios - Fotos: Pei Fon/Agência Alagoas

A Defesa Civil Estadual de Alagoas anunciou, nesta sexta-feira (6/6), a realização de um teste inédito do novo Sistema de Alerta de Desastres por celular, previsto para o próximo dia 14 de junho. A ação ocorrerá nos municípios de Maceió, São Luiz do Quitunde, Pilar e Marechal Deodoro — áreas com histórico de desastres meteorológicos severos.

Durante a simulação, todos os moradores dessas cidades receberão um alerta sonoro e uma mensagem de texto diretamente em seus celulares. O teste tem como objetivo demonstrar a funcionalidade do novo sistema, que dispensa qualquer tipo de cadastro prévio dos usuários.

“O telefone vai tocar para todos os moradores desses municípios, que vão receber sinal sonoro e uma mensagem de texto para testar o novo sistema de alerta de desastres”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, em entrevista coletiva.

Segundo Moisés, Alagoas é o segundo estado do Brasil a avançar na implementação dessa tecnologia, que será usada exclusivamente em situações extremas, como enchentes, deslizamentos ou riscos iminentes de desastres naturais. “É um sistema que exige planejamento e integração entre as defesas civis estaduais, municipais e a nacional, para garantir que a população receba a mensagem com antecedência suficiente para agir”, destacou.

Tecnologia acessível e sem necessidade de internet

Presente na coletiva, o coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Anderson Neves, explicou que o sistema funciona por meio do envio de SMS com som de alerta, sem a necessidade de internet ou de aplicativos instalados. A mensagem chega a todos os celulares conectados a uma rede de telefonia local, independentemente da operadora.

“É um sistema que já existe em vários países e que facilita bastante a interação entre o ente governamental com a população. Nós já temos algumas ferramentas que fazem esse tipo de envio de informações à população, porém esse é levado para situações de severidade ou fenômenos extremos em localidades definidas, independente de cadastro dos moradores”, ressaltou Anderson.

A ferramenta já opera nas regiões Sul e Sudeste e está em fase de treinamento para técnicos do Norte e Centro-Oeste. Alagoas está entre os primeiros estados do Nordeste a integrar o novo sistema.

Expansão para todo o estado

O major Silva Melo, integrante da Defesa Civil Estadual, adiantou que, após o teste do dia 14, o sistema deve estar pronto para ser ativado em todos os municípios alagoanos em até cinco dias. A meta é oferecer uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência.

O sargento Cavalcante, que também integra a equipe de emissão de alerta, observou que graças ao trabalho da Defesa Civil para prevenção de desastres, o estado de Alagoas vem caminhando para registro zero de mortes este ano, durante eventos meteorológicos severos e extremos.