» Sociedade
Defesa Civil de Alagoas fará teste de alerta de desastres via celular em quatro municípios
Sistema inédito no estado envia sinais sonoros e mensagens de texto sem necessidade de cadastro prévio

A Defesa Civil Estadual de Alagoas anunciou, nesta sexta-feira (6/6), a realização de um teste inédito do novo Sistema de Alerta de Desastres por celular, previsto para o próximo dia 14 de junho. A ação ocorrerá nos municípios de Maceió, São Luiz do Quitunde, Pilar e Marechal Deodoro — áreas com histórico de desastres meteorológicos severos.
Durante a simulação, todos os moradores dessas cidades receberão um alerta sonoro e uma mensagem de texto diretamente em seus celulares. O teste tem como objetivo demonstrar a funcionalidade do novo sistema, que dispensa qualquer tipo de cadastro prévio dos usuários.
“O telefone vai tocar para todos os moradores desses municípios, que vão receber sinal sonoro e uma mensagem de texto para testar o novo sistema de alerta de desastres”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, em entrevista coletiva.
Segundo Moisés, Alagoas é o segundo estado do Brasil a avançar na implementação dessa tecnologia, que será usada exclusivamente em situações extremas, como enchentes, deslizamentos ou riscos iminentes de desastres naturais. “É um sistema que exige planejamento e integração entre as defesas civis estaduais, municipais e a nacional, para garantir que a população receba a mensagem com antecedência suficiente para agir”, destacou.
Tecnologia acessível e sem necessidade de internet
Presente na coletiva, o coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Anderson Neves, explicou que o sistema funciona por meio do envio de SMS com som de alerta, sem a necessidade de internet ou de aplicativos instalados. A mensagem chega a todos os celulares conectados a uma rede de telefonia local, independentemente da operadora.
“É um sistema que já existe em vários países e que facilita bastante a interação entre o ente governamental com a população. Nós já temos algumas ferramentas que fazem esse tipo de envio de informações à população, porém esse é levado para situações de severidade ou fenômenos extremos em localidades definidas, independente de cadastro dos moradores”, ressaltou Anderson.
A ferramenta já opera nas regiões Sul e Sudeste e está em fase de treinamento para técnicos do Norte e Centro-Oeste. Alagoas está entre os primeiros estados do Nordeste a integrar o novo sistema.
Expansão para todo o estado
O major Silva Melo, integrante da Defesa Civil Estadual, adiantou que, após o teste do dia 14, o sistema deve estar pronto para ser ativado em todos os municípios alagoanos em até cinco dias. A meta é oferecer uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência.
O sargento Cavalcante, que também integra a equipe de emissão de alerta, observou que graças ao trabalho da Defesa Civil para prevenção de desastres, o estado de Alagoas vem caminhando para registro zero de mortes este ano, durante eventos meteorológicos severos e extremos.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas