» Sociedade
MP de Alagoas reapresenta painel de transparência sobre gastos com festas nos municípios
Ferramenta permite que população e órgãos de controle acompanhem, em tempo real, despesas com eventos financiados por recursos públicos, promovendo fiscalização e comparações entre cidades
Com o objetivo de fortalecer a transparência na gestão dos recursos públicos e facilitar o controle social, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) reapresentou, nesta segunda-feira (9/6), o “Painel da Transparência dos Festejos Alagoanos”. A apresentação aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, com a participação de prefeitos e representantes municipais.
A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Contas, e oferece uma plataforma online de adesão voluntária, por meio da qual os municípios podem informar os valores investidos em eventos públicos ao longo do ano — desde os tradicionais festejos juninos até outras festividades realizadas com verbas públicas.
Para o promotor de Justiça Bruno Baptista, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, a ferramenta é uma forma prática e acessível de garantir que a sociedade possa acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado.
"O painel possibilita ao cidadão, de forma muito mais atrativa e com um layout de fácil acesso, controlar o valor dos gastos e comparar com outros municípios. Cada município tem o seu orçamento e lá deve estar previsto qual o teto a ser gasto com festejos", explicou o promotor.
Segundo Baptista, embora o painel já tenha sido divulgado anteriormente, o MPAL optou por reapresentá-lo neste momento para reforçar a importância da transparência nas contratações públicas, especialmente em períodos de maior movimentação financeira, como os meses de festas populares.
Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade de comparar os valores declarados entre diferentes municípios, o que permite identificar eventuais excessos ou distorções nos investimentos com festividades. Além disso, a visualização dos dados é intuitiva, com layout simples e de fácil acesso, tornando o painel uma ferramenta de consulta para qualquer cidadão.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados
-
5
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF