» Sociedade
MPF vistoria Praia do Peba e cobra melhorias no ordenamento do tráfego de veículos
Inspeção multiorgânica constatou avanços parciais, mas apontou excesso de veículos, infrações de trânsito e acúmulo de lixo na área ambientalmente sensível

Uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público Federal (MPF) inspecionou no último sábado (14) a Praia do Peba, em Piaçabuçu (AL), para verificar a implementação das medidas emergenciais determinadas em fevereiro e abril deste ano. A ação contou com representantes do ICMBio, Detran-AL, Cetran-AL, Batalhão Ambiental, Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e gestores municipais, incluindo o prefeito Rymes Lessa.
Apesar dos avanços com o decreto municipal provisório – que melhorou o controle durante a Semana Santa –, a inspeção revelou:
- Faixa de tráfego veicular ainda excessivamente larga, invadindo espaço de banhistas
- Infrações recorrentes como excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança por motociclistas
- Acúmulo de lixo e resíduos em áreas que poderiam ser usadas para estacionamento ou reflorestamento
- Imóveis irregulares em terrenos da União na orla
O município informou contar com 11 fiscais em caráter educativo (sem poder de autuação), enquanto a SPU sugeriu reordenar vias de acesso com mão única para reduzir o fluxo na praia. O procurador Érico Gomes (MPF/AL) destacou a necessidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com metas claras: "A experiência do decreto é parcialmente exitosa, mas pode e deve ser aperfeiçoada. Precisamos avançar, inclusive com a elaboração de um cronograma de ações que viabilize, no futuro próximo, a retirada total dos veículos da faixa de areia".
A Resolução Cepram/AL nº 31/2016 proíbe veículos em zonas costeiras, com exceções justificadas. O MPF mantém inquérito civil para monitorar os impactos ambientais e o cumprimento das obrigações, após recomendar em fevereiro a interdição total do tráfego em 60 dias – prazo não integralmente atendido.
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió
-
3
ENCONTRADA MORTA
Saiba quem é a Diaba Loira e o caminho que levou à sua morte: "só saio no caixão"
-
4
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
5
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros