» Polícia

PF apreende equipamentos durante operação contra apologia ao nazismo em Maceió

Perfil anônimo em rede social veiculava símbolos nazistas e discurso de ódio; autor foi identificado e investigado por crime de racismo

PF apreende equipamentos durante operação contra apologia ao nazismo em Maceió - Fotos: Ascom Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Alagoas deflagrou nesta sexta-feira (4/7) a fase ostensiva da operação “Nuremberg”, cumprindo um mandado de busca e apreensão na cidade de Maceió. A ação visa apurar a veiculação de símbolos racistas ligados ao nazismo por meio de um perfil anônimo em rede social.

No início do ano, a PF identificou postagens que faziam apologia ao nazismo, exibindo símbolos e enaltecendo o regime nazista. Apesar da anonimidade do perfil, técnicas avançadas de investigação cibernética permitiram identificar um suspeito residente em Maceió, responsável pela manutenção do perfil.

Durante a busca, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e materiais que poderão comprovar a autoria das postagens. A investigação segue na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.

A legislação brasileira considera a propagação de símbolos nazistas uma forma de racismo, crime previsto na Lei 7.716/89, com pena de 2 a 5 anos de reclusão quando praticado por meios digitais. O racismo, conforme a Constituição Federal, é crime inafiançável e imprescritível.

O nome da operação “Nuremberg” faz referência à cidade alemã onde líderes nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade após a Segunda Guerra Mundial.

*Com informações da PF