» Polícia

Integrante de grupo suspeito de aplicar golpe do “falso advogado” é preso em Maceió

Fraude teria causado prejuízo de R$ 150 mil a vítimas em vários estado

Integrante de grupo suspeito de aplicar golpe do “falso advogado” é preso em Maceió - Fotos: Ascom PC-AL/Divulgação

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL), por meio da Seção de Crimes Cibernéticos da Dracco, deu apoio à Polícia Civil do Tocantins nesta quinta-feira (10/7) para cumprir um mandado de prisão em Maceió, durante a Operação Espada de Themis. O alvo foi um suspeito de integrar uma organização criminosa que aplicava o chamado “Golpe do Falso Advogado”.

De acordo com as investigações, o grupo atuava em diversos estados, incluindo Ceará e Alagoas, entrando em contato com vítimas que aguardavam decisões judiciais e solicitando, por meio de aplicativos de mensagens, o pagamento de falsas taxas processuais. Os criminosos se passavam por advogados ou defensores públicos.

A estimativa é de que o grupo tenha arrecadado cerca de R$ 150 mil com as fraudes. Os investigados vão responder por estelionato eletrônico, associação criminosa, lavagem de dinheiro e uso de falsa identidade, com possibilidade de continuidade delitiva.

O nome da operação faz referência à deusa grega da Justiça, Themis, cuja espada simboliza punição justa e firme contra infratores. Após o cumprimento do mandado, o preso foi encaminhado à unidade prisional e está à disposição da Justiça.

*Com informações da Assessoria