» Polícia
PM flagra rinha de galos e apreende 23 aves em Joaquim Gomes
Ação ocorreu após denúncia e levantamentos do serviço de inteligência do 14º BPM; prática é considerada crime ambiental

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do 14º Batalhão (14º BPM), flagrou uma rinha de galos em atividade na manhã deste domingo (13/7), no bairro Brasília, zona rural de Joaquim Gomes. Ao todo, 23 aves utilizadas nas brigas foram apreendidas durante a operação.
A ação teve início após levantamentos do setor de inteligência do 14º BPM indicarem a realização de práticas ilegais na região, além da possível presença de um homem armado, suspeito de envolvimento com um grupo criminoso atuante na cidade de Rio Largo.
Ao chegar ao local, os militares confirmaram a realização da rinha. Todos os presentes foram revistados e uma varredura foi feita na área, mas nenhuma arma de fogo foi localizada. Os organizadores do evento, os donos dos animais e os galos apreendidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Novo Lino. No local, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os responsáveis assinaram os termos de compromisso como depositários dos animais.
A realização de rinha de galos é considerada crime ambiental conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que pune atos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações em animais. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa. O Decreto nº 50.620/1961 também proíbe expressamente qualquer tipo de luta entre animais.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
2
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
3
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo
-
4
Crime!
Acusado de homicídio em Piaçabuçu é condenado a 12 anos de prisão
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
HRM se pronuncia sobre mulher que morreu após receber alta médica