» Política

Lula lidera em Alagoas, mas empata com Bolsonaro em Maceió, aponta pesquisa para 2026

Instituto Falpe revela cenário competitivo para o ano que vem, com rejeições equilibradas entre os principais candidatos

Presidente Lula vence em Alagoas e empate com Bolsonaro em Maceió, diz pesquisa Falpe. - Fotos: Rovena Rosa/EBC e Divulgação

Se as eleições presidenciais fossem hoje em Alagoas, o presidente Lula (PT) venceria com 45% dos votos, contra 25,5% de Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa do Instituto Falpe realizada entre 5 e 15 de julho. O levantamento, com 2.482 entrevistados em 40 municípios e publicado no Portal Cada Minuto nesta quinta-feira (24), mostra ainda Ciro Gomes (PDT) com 4,5% e Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 3%.


Capital apresenta cenário diferente

Em Maceió, a disputa fica mais acirrada, com um empate técnico:

- Bolsonaro: 33%
- Lula: 31%
- Ciro Gomes: 6,5%
- Tarcísio: 3,5%

Índices de rejeição

No estado:

- Bolsonaro: 32%
- Lula: 22%

Na capital:


- Lula: 28%
- Bolsonaro: 25%

A pesquisa também revela que 11,5% não votariam em nenhum dos candidatos a presidente no estado. 15,5% rejeitam todos os nomes em Maceió e 27% não souberam opinar sobre rejeição no estado. A margem de erro é de 3,5 pontos (95% de confiança).

Os números revelam que é forte vantagem de Lula no interior de Alagoas. Já em Maceió, a disputa é mais acirrada. Também existe o espaço para o crescimento de uma terceira via. 

Importante lembrar que por decisão da Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível.