» Sociedade

Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura

Estrutura destruída pelas enchentes de 2022 segue sem obras; moradores dependem de jangadas para atravessar o rio e relatam acidentes e mortes

Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura - Fotos: O Alagoano

Após a publicação de uma reportagem sobre o abandono do Governo Paulo Dantas em relação à reconstrução da ponte destruída pelas enchentes de 2022, em Branquinha, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Comunicação, enviou uma nota ao portal O Alagoano nesta quarta-feira (13/8) atribuindo a responsabilidade pela obra à Prefeitura Municipal.

“Em relação à postagem, feita no dia 11 de agosto no Instagram do portal O Alagoano, o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) esclarece que a ponte de Branquinha é de responsabilidade do município e não do Governo do Estado. A prefeitura pediu ao DER/AL que elaborasse o projeto. O mesmo foi feito e doado à prefeitura”, diz o comunicado.

Enquanto o impasse permanece, a população segue sofrendo com a ausência da estrutura. Desde 2022, a travessia sobre o Rio Mundaú é feita de jangada, de forma precária e arriscada, situação que já provocou acidentes e mortes, segundo relatos de moradores.

O prejuízo atinge também a economia local, principalmente agricultores e pecuaristas, que enfrentam dificuldades para transportar sua produção. Embora o governador Paulo Dantas tenha prometido a reconstrução da ponte em 2023, até agora nenhuma obra foi iniciada.

No último encontro público com o prefeito Neno Freitas, em maio deste ano, Paulo Dantas anunciou a construção de uma escola, mas não mencionou a ponte — omissão que revoltou a comunidade, que se sente esquecida pelo poder público estadual.