» Sociedade

JHC apresenta Ecoleta a prefeito de BH e destaca projeto como modelo nacional de sustentabilidade

Iniciativa de Maceió substitui carroças por triciclos elétricos e já inspira outras capitais do Brasil

O prefeito JHC mostrou, na prática, o funcionamento do veículo do projeto Ecoleta ao seu colega de Belo Horizonte(MG), Álvaro Damião - Fotos: Itawi Albuquerque

O Ecoleta, programa pioneiro de sustentabilidade criado pela gestão do prefeito JHC, segue ganhando reconhecimento nacional. Nesta sexta-feira (22/8), Maceió recebeu a visita do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, que veio conhecer de perto a iniciativa para avaliar a possibilidade de implementar o modelo na capital mineira.

O projeto, que substitui veículos de tração animal por triciclos elétricos, alia inovação, preservação ambiental e bem-estar animal. Além de garantir a destinação correta dos resíduos, o Ecoleta oferece novas oportunidades de trabalho para carroceiros, que, ao aderirem ao programa, recebem treinamento, tiram a CNH social e passam a atuar com contrato, salário mínimo e benefícios. Em contrapartida, doam os animais e realizam a coleta em pontos irregulares, transportando os resíduos até os ecopontos da cidade.

Para JHC, a iniciativa representa um marco de inovação e consciência ambiental que já coloca Maceió como referência no Brasil. “E é um orgulho ter Maceió como precursora nessas iniciativas inovadoras que estão sendo exemplo para o Brasil e que ajudam o meio ambiente, o bem-estar animal, que está focando no futuro, preservando nossa fauna, nossa flora, deixando a cidade ainda mais limpa e com conscientização ambiental sobre a importância de tratarmos de temas como esses”, afirmou o prefeito.

Álvaro Damião, por sua vez, destacou a importância de aprender com experiências bem-sucedidas. “A gente tem que ter humildade para poder reconhecer o que deu certo em outras capitais do País e que a gente possa levar para a nossa cidade. Maceió, através do Ecoletas, é modelo para o Brasil. Então a gente veio aqui para aprender, para poder ver e levar essa solução para a capital dos mineiros”, disse.

Atualmente, oito ecopontos dão suporte à operação do Ecoleta, funcionando também como pontos de recarga sustentável para os triciclos, que possuem autonomia de até 100 km. Segundo o presidente da Alurb, Moacir Teófilo, a adesão dos carroceiros fortalece ainda mais o programa. “A iniciativa cresce junto com eles, tornando a cidade mais limpa e garantindo dignidade para quem trabalha com a coleta de resíduos”, destacou.