» Polícia

Adolescente é apreendido em Alagoas por envolvimento em crimes cibernéticos contra crianças

Operação da Polícia Civil identificou exploração sexual, extorsão e incentivo à automutilação em plataformas digitais

Adolescente é apreendido em Arapiraca por envolvimento em crimes cibernéticos contra crianças - Fotos: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) cumpriu, nesta quarta-feira (26/8), um mandado de busca e apreensão no bairro Fazenda Velha, em Arapiraca, e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de envolvimento em crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Durante a ação, os policiais recolheram dois celulares que passarão por perícia.

A operação foi coordenada pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), com apoio da 4ª Delegacia Regional de Arapiraca e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/DRACCO), atendendo a ordem judicial da 1ª Vara da Comarca de Arapiraca/Infância e Juventude. Segundo as investigações, o adolescente integrava uma quadrilha que promovia exploração sexual por meio de “desafios” na internet, estimulando vítimas a se mutilarem e a praticarem atos libidinosos em frente à câmera, além de praticar extorsão e ameaças.

A delegada Bárbara Porto, adjunta da Dinpol, explicou que também foram encontradas imagens de maus-tratos a animais e conteúdos relacionados à apologia ao nazismo. O caso faz parte de uma investigação maior que acompanha ameaças contra o youtuber Felca, que denunciou influenciadores envolvidos em crimes contra menores.

O diretor da Dinpol, delegado Thales Araújo, destacou a importância da integração entre as Polícias Civis para o combate a esses crimes: “A troca de informações permite compreender melhor os cenários criminais, identificar padrões e otimizar investigações, garantindo maior proteção à sociedade e desmantelamento dessas organizações criminosas”.

O adolescente permanece sob custódia da Polícia Civil e à disposição da Justiça.