» Sociedade

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil marca início das atividades de novas turmas em Murici

IFAL inicia cursos de derivados do leite e horticultura orgânica com foco em inclusão social e empoderamento feminino

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil marca início das atividades de novas turmas em Murici - Fotos: Assessoria

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) deu início, na última terça-feira (8/9), às atividades do Programa Mulheres Mil em Murici, durante uma cerimônia que marcou a aula inaugural das novas turmas. O projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do município, tem como foco a formação profissional, a inclusão social e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.

As capacitações contemplam dois cursos: produção de derivados do leite e horticultura orgânica. Ao todo, 68 mulheres muricienses foram contempladas, divididas em duas turmas que terão aulas às segundas, terças e quintas, no campus do IFAL em Murici.

A programação de abertura contou com a palestra “Mulheres e Educação: o saber como ferramenta de construção da autonomia”, ministrada pela psicóloga Marina Xavier. A convidada destacou a educação como caminho para o empoderamento feminino e para a consolidação da cidadania. O evento também teve uma apresentação cultural do grupo Andanças, que trouxe danças folclóricas representando a cultura popular alagoana.

Estiveram presentes à solenidade autoridades locais e representantes institucionais, entre eles a secretária de Assistência Social, Soraya Aragão Calheiros, a secretária de Gestão de Pessoas, Laura Carmo, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Antônio Jacinto, além do diretor-geral do IFAL campus Murici, professor Rodrigo Oliveira, e da coordenadora do Mulheres Mil no IFAL, Ilka Cedrin.

*Com informações da Assessoria