» Entretenimento

VÍDEO: mostra de dança Corpóreo celebrará diversidade cultural na Bienal do Livro de Alagoas

A proposta do Corpóreo, que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, é valorizar a diversidade cultural por meio da dança, abordando diferentes estilos e tradições

Mostra de dança Corpóreo celebrará diversidade cultural na Bienal do Livro de Alagoas - Fotos: Reprodução

Cultura, arte e movimento se encontram no Corpóreo, evento produzido pelos alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A atividade faz parte da programação da Bienal do Livro de Alagoas, que será realizada de 31 de outubro a 9 de novembro de 2025, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, e promete ao público uma verdadeira imersão nas danças étnicas e populares brasileiras.

A proposta do Corpóreo, que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, é valorizar a diversidade cultural por meio da dança, abordando diferentes estilos e tradições. Toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público. Segundo a professora Ana Clara Oliveira, que orienta o projeto, o evento busca aproximar o público de manifestações que expressam identidades e histórias coletivas.

“O objetivo realmente é trazer ao público um orgulho sobre o imaginário de danças étnicas no geral, como danças ciganas, urbanas e populares, de diversas regiões do Brasil. Queremos promover uma imersão para que as pessoas possam vivenciar ao máximo diferentes tipos de danças étnicas e entender um pouco mais sobre o que temos desenvolvido no curso técnico em Dança”, explica a professora.


Além de ser um espaço de aprendizado artístico, o Corpóreo também tem caráter social e educativo. O tema deste ano surgiu da necessidade de dar visibilidade a expressões culturais que, muitas vezes, são marginalizadas ou invisibilizadas. “A escolha do tema partiu de uma necessidade de falar sobre as culturas populares e também sobre danças subalternizadas. A ideia é promover um diálogo intercultural e dar lugar a essas danças — ciganas, urbanas, alagoanas e de tantas outras origens”, completa Ana Clara.

Os interessados podem acompanhar as novidades e realizar a inscrição por meio do Instagram oficial do projeto @corporeo.o, onde estão disponíveis o regulamento e os links de participação.

🎭 Serviço

Evento: Corpóreo
Data:
5 a 7 de novembro
Local: Bienal do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió
Entrada: Gratuita
Mais informações: @corporeo.o