» Sociedade

VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma

Em entrevista ao O Alagoano, gestor afirmou que tratativas estão próximas de uma solução e elogiou nova gestão na Agricultura

Presidente do Iteral Jaime Silva - Fotos: Reprodução

Durante a solenidade de posse dos novos secretários de Estado, realizada na última segunda-feira (13/10), no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, comentou sobre o andamento das negociações envolvendo os assentamentos nas terras da antiga Usina Laginha e de Guaxuma, na Zona da Mata.

Em entrevista ao O Alagoano, o presidente afirmou que o cenário atual é mais favorável à resolução do impasse. “Eu posso adiantar que está muito mais fácil de ser resolvido do que antes. A relação com a família de João Lyra é muito boa, com os administradores, e o Iteral está à frente para resolver o mais rápido possível a situação, não só da Laginha, mas também da Guaxuma”, destacou.

O gestor também comentou a mudança no comando da Secretaria de Agricultura, com a saída de Aline Rodrigues — que assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia — e a chegada de Marcelo Melo, de Santana do Ipanema. “O Iteral é uma vinculada da Agricultura, então o trabalho é em sintonia. Para mim é muito importante ter grandes secretários como a Aline, que fez um excelente trabalho, e agora o Marcelo, que é produtor e conhece bem o campo. Essa parceria é essencial para o avanço das políticas agrárias”, afirmou.

A solenidade marcou a posse de Aline Rodrigues na Secretaria de Ciência e Tecnologia e de Marcelo Melo na Agricultura, reforçando a expectativa de continuidade e fortalecimento das ações voltadas ao desenvolvimento rural e à regularização fundiária em Alagoas.