» Polícia
Idoso é resgatado em estado de abandono durante operação no Tabuleiro do Martins
Filha da vítima foi presa por negligência após idoso ser encontrado com ferimentos e sinais de desnutrição
Um idoso foi resgatado em estado de abandono e com ferimentos graves na pele durante uma ação da Operação Virtude, realizada nesta quarta-feira (22/10), no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) e tem como objetivo proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.
A operação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Disque 181, que relatava possíveis maus-tratos contra um idoso no Conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegarem ao endereço, policiais militares bateram à porta, mas não foram atendidos. Moradores confirmaram a denúncia, informando que o homem, acamada e sem locomoção, era deixado sozinho pelos filhos durante o dia. Segundo os vizinhos, há meses ele não era visto e, recentemente, deixou de pedir água e comida, como costumava fazer.
Diante dos relatos, os policiais se preparavam para arrombar a porta quando a filha do idoso chegou ao local. Com autorização dela, a guarnição entrou na residência e encontrou a vítima deitada em uma cama, debilitada e com feridas pelo corpo, reclamando de fome e sede. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi acionado e realizou o resgate, encaminhando o homem à UPA da Santa Lúcia para atendimento médico. Os socorristas constataram que as lesões eram escaras, ferimentos causados por longos períodos de imobilidade e falta de cuidados.
Durante a ocorrência, outro filho do idoso, de 18 anos recém-completados, também chegou à residência e acompanhou o pai até a unidade de saúde, conforme exigência da equipe médica.
A filha da vítima, identificada como responsável pelos cuidados, foi presa em flagrante por negligência e encaminhada à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, no bairro da Mangabeiras, onde foram adotadas as medidas legais.
A Operação Virtude é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e tem como foco a proteção de pessoas idosas e vulneráveis, combatendo casos de abandono, abuso e maus-tratos.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ELEIÇÕES 2026
Coronel Ivon acelera articulação e mira eleições legislativas com expansão estadual do PRD
-
3
ECONOMIA
Reforma tributária não vai elevar aluguéis e reduz impostos para a maioria dos locadores
-
4
POLÍCIA
Corpo de homem é localizado às margens da BR-104 em Branquinha
-
5
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)