» Entretenimento
TJAL vai promover peça teatral sobre resistência negra em Alagoas
Espetáculo baseado em fatos reais será apresentado no Plenário do Tribunal em alusão ao Dia da Consciência Negra
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmal), realizará no dia 19 de novembro, às 14h30, a apresentação da peça teatral "A Última Forca e a Resistência Negra", no Plenário do TJAL.
O espetáculo será aberto a servidores, magistrados e público em geral, e informações sobre inscrições e retirada de ingressos serão divulgadas em breve.
Baseada em fatos reais, a montagem contará a história de Francisco, o último homem condenado à morte no Brasil, executado em 1876 na cidade de Pilar (AL). A dramaturgia e direção ficarão a cargo de Alexandre Gomes, com pesquisa da historiadora Hilda Maria Couto Monte, que revelou o processo jurídico da execução e a atuação da rede de resistência negra liderada por malês, muçulmanos africanos escravizados no interior de Alagoas.
O evento integrará as ações do Poder Judiciário alagoano em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e contará com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas (Secult) e da Prefeitura de Pilar.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)
-
5
MOTIVADO POR CIÚMES
Polícia Civil prende suspeito de feminicídio ocorrido em Porto Calvo