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HRM silencia sobre demissões enquanto pacientes reclamam de demora no atendimento
Série de desligamentos sobrecarrega profissionais e aumenta a espera por serviços essenciais em União dos Palmares, segundo relatos de usuários e ex-funcionários
Pacientes do Hospital Regional da Mata (HRM), localizado em União dos Palmares, relatam atrasos nos atendimentos e sobrecarga de profissionais, em meio a demissões que, segundo relatos internos, podem chegar a 200 servidores desde que Pablo Anselmo Suisso Chagas assumiu a direção da unidade.
“Eu precisei de atendimento no HRM e, além da demora, o mesmo médico que me atendeu na triagem foi o que me atendeu no consultório. Era visível a fisionomia cansada do profissional. Aparentemente, só tinha ele atendendo um monte de pacientes, pois o hospital estava lotado”, relatou um usuário que pediu para não ser identificado.
As demissões têm sobrecarregado os profissionais que permanecem na unidade, aumentando a espera dos pacientes e comprometendo a rotina de atendimento. Um médico que trabalhou na unidade informou que o serviço de Neurologia já havia sido encerrado anteriormente, obrigando pacientes a se deslocarem para outras cidades em casos de urgência.
“Infelizmente, a atual gestão decidiu encerrar o serviço de Neurologia no hospital. Lamento sinceramente essa escolha, pois sei o quanto o atendimento neurológico é essencial para a população — especialmente em um contexto de tantas carências e desigualdades. Espero, de coração, que essa decisão possa ser revista no futuro — não por mim, mas por todos aqueles que continuarão a precisar desse serviço tão necessário”, afirmou um médico que foi demitido.
Usuários da unidade afirmam que a situação tem gerado frustração e preocupação. “O hospital está sobrecarregado, os médicos cansados e o atendimento demora muito. É complicado, porque a gente depende do HRM para cuidados importantes e não tem outra opção próxima”, comentou outro paciente.
O portal O Alagoano aguarda um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desde o último dia 27 de outubro sobre os desligamentos e o impacto nos atendimentos, mas até o momento não houve retorno oficial.
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