» Sociedade

Réu é condenado a mais de 24 anos por homicídio cometido em bar de Maceió

Ministério Público de Alagoas obtém condenação com qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou defesa da vítima

Tribunal do Júri - Fotos: Dicom TJAL

Paulo Sérgio Ambrósio dos Santos compareceu ao banco dos réus nesta quinta-feira (30/10) para responder pelo homicídio de Ivio Thyeres dos Santos Ramos, ocorrido em 2016 no “Bar da Vera”, localizado na Travessa José Cavalcante, 19, no bairro Vergel do Lago, em Maceió.

Durante o julgamento, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pela promotora de Justiça Adilza de Freitas, conseguiu convencer o Conselho de Sentença a acatar as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, resultando na condenação de Paulo Sérgio a 24 anos e seis meses de prisão em regime fechado.

Segundo a denúncia, o réu, também conhecido como “PC”, possuía antecedentes criminais e integrava uma facção que atuava na região. Ivio Thyeres já havia sido alvo de um atentado cometido por dois homens conhecidos como “Fofão” e “Tampa”, que foram presos na época. A motivação do crime teria sido vingança, ligada à morte de integrantes do grupo.

De acordo com relatos, no dia do homicídio, Ivio Thyeres chegou ao bar, pediu uma bebida e acabou adormecendo, tornando-se vulnerável. Paulo Sérgio, informado sobre a presença da vítima e sua fragilidade, dirigiu-se ao local de bicicleta, armado, e efetuou disparos contra Ivio Thyeres, que não teve chance de se defender.

Após o crime, o réu e outros envolvidos celebraram a ação, ingerindo bebidas alcoólicas. A promotora Adilza de Freitas destacou a gravidade do caso e a necessidade de proteção da vida: “Todos têm o direito de viver. A vítima deixou filhos ainda crianças que até hoje sofrem as consequências desse bárbaro crime. O egoísmo de quem mata ignora a dor dos órfãos. Nosso compromisso é com a defesa da vida em sua plenitude e à memória do morto.”