» Sociedade

Vice-prefeita e entidade cultural repudiam mudança de nome da Prefeitura de União dos Palmares

Decisão da Câmara Municipal é criticada por desrespeitar a memória de Zumbi dos Palmares durante o Mês da Consciência Negra

Vice-prefeita Samires Ulisses e a Associação ADAPO Muquém - Fotos: Reprodução/Instagram

A decisão da Câmara Municipal de União dos Palmares de aprovar, por unanimidade, uma indicação que restabelece o nome “Palácio Antônio Gomes de Barros” para o prédio da Prefeitura gerou forte repercussão nesta quarta-feira (5/11). Em notas públicas, a vice-prefeita Samires Ulisses e a Associação ADAPO Muquém, reconhecida como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, manifestaram repúdio à medida.

A ADAPO classificou a decisão como um desrespeito à história e à identidade cultural de União dos Palmares, cidade símbolo da resistência negra e berço de Zumbi dos Palmares. “Em pleno mês da Consciência Negra, tal medida representa desrespeito à memória histórica e cultural de um território símbolo da resistência negra e quilombola no Brasil”, diz o texto da associação.

A entidade também defende que mudanças em símbolos públicos precisam ocorrer com transparência e participação popular. “Reafirmamos nosso compromisso com a preservação da identidade cultural e da memória palmarina e defendemos que as ações do poder público respeitem a história e os valores que fazem de União dos Palmares um patrimônio vivo da resistência afro-brasileira”, finaliza a nota.

Já a vice-prefeita Samires Ulisses destacou, em sua nota, que o nome “Palácio Zumbi dos Palmares” vai além de uma simples denominação. “É um símbolo da história, da resistência e da liberdade que marcaram para sempre a nossa cidade. Preservar o nome Zumbi dos Palmares é preservar nossas raízes, nossa cultura e o respeito à história que faz de União dos Palmares um marco da liberdade no Brasil”, afirmou.

Confira a nota da Associação Adapo na íntegra:

"NOTA DE REPÚDIO

A Associação ADAPO Muquém, reconhecida como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura desde 2024, manifesta seu repúdio à decisão da Câmara de Vereadores de União dos Palmares que aprovou a mudança do nome do prédio da Prefeitura Municipal.

Em pleno mês da Consciência Negra, tal medida representa desrespeito à memória histórica e cultural de um território símbolo da resistência negra e quilombola no Brasil.

União dos Palmares é berço de Zumbi e outros ícones da luta por liberdade e dignidade do povo afro-brasileiro e qualquer alteração em símbolos públicos deve ocorrer com transparência e participação social.

Reafirmamos nosso compromisso com a preservação da identidade cultural e da memória palmarina e defendemos que as ações do poder público respeitem a história e os valores que fazem de União dos Palmares um patrimônio vivo da resistência e da cultura afro-brasileira.

União dos Palmares - AL, 05 de novembro de 2025"

Confira a nota da vice-prefeita na íntegra:

"NOTA EM DEFESA DO NOME DE ZUMBI DOS PALMARES

Reconhecendo o ambiente de diálogo que temos e que acredito profundamente na política como transformação da realidade, venho defender o nome Palácio Zumbi dos Palmares não é apenas uma denominação.

É um símbolo da história, da resistência e da liberdade que marcaram para sempre a nossa cidade.

Zumbi representa luta, coragem e a identidade de um povo que jamais se curvou diante da injustiça. A decisão de alterar esse nome merece reflexão.

e Mais do que uma mudança administrativa, ela toca na memória coletiva no sentimento de pertencimento de toda uma população.

Preservar o nome Zumbi dos Palmares é preservar nossas raízes, nossa cultura e o respeito à história que faz de União dos Palmares um marco da Liberdade no Brasil.

Reconhecer Zumbi é reconhecer quem somos. E não há futuro justo quando se apaga o passado que nos libertou.

Vice-prefeita Samires Ulisses"