» Sociedade
Ilumina conclui reparo e restabelece energia no Shopping Popular após furto de cabos
Equipes trabalharam por mais de 24 horas para refazer 120 metros de cabos de média tensão danificados por homem que sofreu descarga elétrica
A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) concluiu, nesta terça-feira (11/11), os trabalhos de restabelecimento da rede elétrica do Shopping Popular, no Centro da capital, após um de furto que danificou toda a fiação de média tensão responsável por abastecer o local. O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira (10) e deixou dezenas de boxes e lojas sem energia elétrica por mais de 24 horas.
De acordo com a equipe técnica da Ilumina, a operação foi considerada de alta complexidade, já que envolveu uma rede de média tensão que atravessa estruturas internas do shopping e utiliza cabos grossos de 25 milímetros. Ao todo, foram substituídos cerca de 120 metros de cabos, além de componentes como muflas, curvas e luvas galvanizadas e terminais elétricos, reconstituindo toda a linha de alimentação da subestação.
Os trabalhos começaram ainda na segunda-feira, com técnicos atuando até as 19h30, e foram retomados na madrugada desta terça, por volta das 4h, até a conclusão do reparo e a religação total da rede elétrica. As muflas, equipamentos que protegem as emendas dos cabos e garantem o isolamento da rede, exigiram montagem cuidadosa e o uso de ferramentas especializadas.
Testemunhas relataram que o homem responsável pela tentativa de furto utilizou uma faca de serra para cortar os cabos, sendo atingido por uma forte descarga elétrica. Ele foi socorrido com vida e encaminhado a um hospital da região. O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.
» MAIS LIDAS
-
1
SEGURANÇA
Após denúncias de contratos com empresas supostamente ligadas ao crime organizado, Paulo Dantas vai à CPI dar explicações
-
2
ESPECIAL
Protagonismo: jovens de União dos Palmares vão representar Alagoas na COP 30, em Belém
-
3
FILIAÇÃO SUSPENSA
Vídeo: Prefeito é flagrado em tentativa de assassinato ao invadir casa
-
4
NA MIRA DA JUSTIÇA
MP de Alagoas cobra explicações do prefeito de Viçosa sobre contratações irregulares
-
5
APÓS EXAME
Mistério desvendado: Palmarino é identificado após dias internado sem nome no HGE