» Polícia

Operação prende faccionados e desarticula ações violentas no Sertão de Alagoas

Forças de segurança cumpriram mandados em cinco cidades e apreenderam celulares, arma, munições e drogas durante a ofensiva

Mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em várias cidades alagoanas - Fotos: Ascom PCAL

As polícias Civil (PC) e Militar (PM) deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26/11), a Operação Volante de Aço, uma ação de grande porte realizada simultaneamente em cinco municípios do Sertão alagoano. A ofensiva resultou, até o momento, na prisão de quatro integrantes de facções criminosas que atuavam na região e eram responsáveis por coordenar crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Pão de Açúcar, Maravilha, Olivença, Olho D’Água das Flores e São José da Tapera. Durante as diligências, os policiais apreenderam aparelhos celulares, uma arma de fogo, munições e entorpecentes, reforçando as suspeitas de atuação organizada dos investigados.

Coordenada pelo delegado Leonardo Amorim, titular da Delegacia de Homicídios da 2ª Região, a operação integra a estratégia da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) de intensificar o enfrentamento às organizações criminosas no interior do estado. Segundo as investigações, realizadas pela Delegacia de Homicídios com apoio do 7º BPM, os detidos ocupavam posições de comando dentro das facções, sendo responsáveis por planejar e executar ações violentas no Sertão.

A operação mobilizou diversas unidades da Polícia Civil, envolvendo equipes de delegacias de três regiões, distritos policiais, a Diretoria de Polícia Judiciária 4 (DPJ4) e o Departamento Estadual de Aviação (DEA). Pelo lado da Polícia Militar, participaram guarnições do 7º BPM, da 6ª Companhia Independente, da Rádio Patrulha e do Pelopes.

O nome Volante de Aço faz referência às antigas tropas policiais que combateram o cangaço no Nordeste, simbolizando a atuação firme e estratégica contra o crime organizado.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, com garantia total de sigilo.