» Sociedade

Areski Freitas destaca expansão histórica das equipes durante recepção de 32 novos bolsistas da Emater Alagoas

Diretor-presidente ressalta que o estado alcança 101 técnicos atuando diretamente com agricultores familiares e comemora prioridade dada pelo governo à assistência técnica rural

Areski Freitas destaca expansão histórica das equipes da Emater - Fotos: Assessoria

A assistência técnica rural em Alagoas ganhou um novo impulso com a integração de 32 bolsistas ao quadro da Emater/AL. O grupo foi recebido nesta quarta-feira pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, e pelo diretor-presidente da instituição, Areski Freitas, que destacou a ampliação histórica da rede de profissionais responsáveis por atender agricultores familiares em todas as regiões do estado.

Selecionados em edital realizado pela Emater e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), os novos bolsistas atuarão nas áreas de Extensão Tecnológica, Assistência Técnica e Apoio à Pesquisa, reforçando projetos ligados à Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e ao Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater).

Os profissionais possuem formações diversas, como Agronomia, Serviço Social, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Agroecologia e cursos técnicos voltados ao meio rural. Eles vão atuar diretamente com agricultores familiares do Agreste, Baixo São Francisco, Grande Mata Alagoana, Alto Sertão, Médio Sertão e Região Metropolitana.

Kil Freitas: 'Nosso compromisso é estar na ponta, ao lado de quem produz'

Durante a recepção, o diretor-presidente Kil Freitas afirmou que o reforço das equipes é resultado de um planejamento contínuo, apoiado pelo governador Paulo Dantas, que priorizou o fortalecimento da Emater com o lançamento do edital de bolsistas e do concurso público.

“Receber esses bolsistas hoje é fruto de um trabalho que vem sendo feito há algum tempo. Os novos bolsistas vêm para reforçar a equipe que já temos, somando, agora, 101 técnicos trabalhando diretamente com o agricultor familiar nas mais diversas áreas. Atuar com a assistência técnica é estar junto do agricultor, lá na ponta, entendendo o que ele precisa para otimizar sua produção e gerar novas oportunidades. Esse é o nosso compromisso”, destacou.

Além de Kil e Marcelo Melo, participaram do encontro o secretário executivo de Políticas Agropecuárias e Agronegócios, Silvio Bulhões, o superintendente de Assistência Técnica, Sandro Couto, e integrantes do corpo técnico da instituição.