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Emater entrega furgão e reforça logística da agricultura familiar em Santana do Mundaú
Veículo amplia apoio ao PAA e ao transporte da produção rural no Vale do Mundaú
O presidente da Emater Alagoas, Kil Freitas, realizou nesta terça-feira (16/12) a entrega de um furgão ao município de Santana do Mundaú, como parte do convênio entre a Emater/AL e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A ação integra um conjunto de investimentos voltados à modernização da agricultura familiar e à ampliação do alcance do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O veículo será utilizado no transporte e na distribuição de alimentos produzidos por agricultores familiares do município, fortalecendo a logística e contribuindo para o abastecimento de programas sociais, como a merenda escolar. O investimento total do MDS para a aquisição dos furgões destinados aos municípios alagoanos supera R$ 1,5 milhão.
Segundo a Emater, o equipamento será usado exclusivamente no Projeto Apoio à Modernização de Centrais de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, iniciativa que também já forneceu outros equipamentos essenciais para a execução do PAA. “Estamos avançando com a entrega desses furgões rapidamente e isso é muito importante para que no próximo ano, com a nova proposta do PAA, nós possamos executá-lo, junto aos municípios, da melhor forma. Levar esses equipamentos significa otimizar os processos e facilitar a chegada do alimento a quem mais precisa”, pontuou Kil Freitas.
O prefeito de Santana do Mundaú, André Castro, destacou o impacto positivo da entrega para o município do Vale do Mundaú. “É de grande relevância a aquisição deste veículo para o nosso município, doado pela Emater, com apoio do Governo estadual. Ele trará significativos benefícios, principalmente para a agricultura familiar, setor de grande riqueza em nosso município. O veículo auxiliará no transporte de alimentos para a merenda escolar, além de oferecer suporte aos agricultores da região, atendendo às suas necessidades. Ele estará disponível na Secretaria Municipal de Agricultura para o uso de toda a população”, disse.
Em Alagoas, o PAA tem papel estratégico tanto no apoio à geração de renda no campo quanto no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2024, o programa beneficiou centenas de entidades e milhares de agricultores familiares, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de segurança alimentar e fortalecimento da produção local.
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