» Polícia

Réveillon 2026 terá reforço policial com mais de 480 militares nas ruas de Maceió e Região Metropolitana

Operação da PM começa nesta quarta-feira (31) e prevê policiamento a pé, motorizado, cavalaria e motocicletas nos principais pontos de festa

Na manhã desta terça (30), foi apresentado o Plano de Policiamento do Réveillon 2026 - Fotos: Igor Lessa/Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) inicia, nesta quarta-feira (31/12), a Operação Réveillon 2026, com um amplo esquema de segurança voltado às comemorações da virada do ano em Maceió e nos municípios da Região Metropolitana. O planejamento foi apresentado nesta terça-feira (30) pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e prevê a atuação integrada de diversas unidades operacionais.

Ao todo, mais de 480 policiais militares serão empregados ao longo do policiamento diurno e noturno, garantindo presença ostensiva nos locais de maior concentração de público. A operação começa já pela manhã, com equipes atuando a pé e em viaturas na orla marítima da capital.

O efetivo diurno contará com o reforço de mais de 250 policiais militares oriundos de diretorias, seções administrativas e unidades de ensino. A concentração da tropa está marcada para as 7h, no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), onde os militares receberão as últimas orientações operacionais.

Durante a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira (1º), o policiamento será intensificado com a distribuição de viaturas, motocicletas, conjuntos da Cavalaria e equipes especializadas em diversos pontos de festejo. A orla de Maceió foi dividida em três setores estratégicos: Pajuçara/Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

No setor Pajuçara/Ponta Verde, cerca de 67 policiais militares atuarão a pé, além de 16 guarnições fixas posicionadas nos corredores de ônibus e vias de acesso, no horário das 20h às 4h. O esquema inclui ainda equipes da Companhia de Raio, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada (RPMon) e unidades de área.

Na Jatiúca, o policiamento contará com patrulhamento contínuo ao longo da noite e da madrugada, com um efetivo de 15 policiais militares. Já em Cruz das Almas, outros 15 militares atuarão a pé, garantindo vigilância permanente no setor.

No Benedito Bentes, onde também haverá evento de Ano Novo, serão empregados 22 policiais militares a pé, além de seis guarnições motorizadas, dois trios de motocicletas da Companhia de Raio e seis conjuntos do Regimento de Polícia Montada.

O esquema de segurança se estende ainda a municípios da Região Metropolitana, como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Nessas localidades, cerca de 65 policiais militares atuarão a pé, sob a responsabilidade da 2ª e da 4ª Companhias de Polícia Militar Independente, no período das 22h às 4h.

Na quinta-feira (1º), a Polícia Militar seguirá com policiamento na orla de Maceió durante a realização do evento Massayó Verão. A operação contará com guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental em pontos fixos e equipes do Batalhão de Polícia Escolar realizando rondas nos setores do evento.